Membros do MP escolherão nova composição do Conselho Superior
Cada promotor e procurador de Justiça poderá votar em até cinco candidatos

Promotores e procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) vão eleger, na próxima sexta-feira (5), os cinco novos membros do Conselho Superior da instituição. A eleição ocorrerá durante todo dia, das 9h às 15h, de forma virtual, por meio do sistema e-voto, cujo link está disponível no link https://sistemas.mpal.mp.br/evoto/login. Cada promotor e procurador de Justiça poderá votar em até cinco candidatos. Encerrada a votação no final da tarde, a Comissão Eleitoral fará a computação dos votos e anunciará o resultado dos eleitos.
A Comissão Eleitoral é composta pelo procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque – que também a preside, e pelos promotores de Justiça Humberto Bulhões, Luciano Romero e Edelzito Andrade. “Temos certeza que o pleito ocorrerá dentro das nossas expectativas e que os colegas promotores e procuradores participação de forma significativa. Trata-se uma eleição importante para a instituição porque o Conselho tem atribuições de decisão e, para atuar, precisa ter todas as cadeiras ocupadas”, ressaltou o chefe do MPAL.
Disputam a cadeira de conselheiro os procuradores de Justiça Lean Araújo, Antiógenes Marques de Lira, Dilmar Lopes Camerino, Vicente Felix, Marcos Méro, Valter Acioly, Denise Guimarães, Maurício Pitta e Isaac Sandes.
O mandato dos novos conselheiros valerá para todo o exercício do ano de 2021.
O Conselho
Compete ao Conselho Superior do Ministério Público, como órgão de Administração Superior: elaborar as listas sêxtuplas; indicar ao procurador-geral de Justiça, em lista tríplice, os candidatos à remoção e à promoção por merecimento; eleger os membros do Ministério Público que integrarão a comissão de concurso de ingresso na carreira; indicar o nome do mais antigo membro para a remoção ou promoção por antiguidade; e aprovar os pedidos de remoção por permuta entre promotores e procuradores.
O Conselho também decide sobre vitaliciamento de membros e determina, por voto de dois terços de seus integrantes, a disponibilidade ou remoção de membros, por interesse público e conveniência do serviço, assegurada ampla defesa. Entre outras deliberações, o Conselho aprecia os pedidos de arquivamento de inquéritos civis públicos.
Últimas notícias

Alfredo Gaspar vota a favor e aprova urgência da Anistia

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
