Atuação do Departamento de TI da Semge minimiza impactos da pandemia
Departamento de Tecnologia da Informação do Município contribuiu, também, para o monitoramento durante o isolamento social
Os protocolos de segurança contra a pandemia de Covid 19 fizeram com que os órgãos públicos também tivessem que se reinventar. E, foi por meio da inovação e tecnologia, que a Secretaria Municipal de Gestão (Semge) criou estratégias para garantir a segurança de seus colaboradores e clientes externos, bem como da população, mantendo a prestação de serviços remotos.
A atuação Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) do Município contribuiu, inclusive, para o monitoramento da situação local em meio à pandemia, permitindo uma atuação de fiscalização de forma mais focada durante o isolamento. Uma das estratégias foi a adesão ao acordo de Cooperação Técnica com as Prestadoras de Telefonia e a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom) para acessar a plataforma Big Data Analytics. Ao conectar à plataforma, o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) teve acesso ao índice de isolamento social em toda cidade, como também ao mapa de aglomeração dos bairros e onde se concentrava a maior movimentação dos telefones móveis.
De acordo com o coordenador de TI da Semge, Felipe Gomes de Oliveira, as empresas de Telecomunicações compartilharam apenas as informações estatísticas de deslocamento em massa e não houve nenhum tipo de individualização e identificação de cada terminal ou usuário. “Toda a pesquisa foi anônima, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), marco civil da Internet e o sigilo telefônico. O levantamento do índice de isolamento social do dia anterior era recebido até às 15h, diariamente”, afirmou.
O painel de aglomeração funcionou de modo a autorizar a visualização de celulares conectados em uma antena, em um dia definido e em comparação a um certo período antes da quarentena. Esse indicador com os receptivos mapas das regiões criados a partir de informações anônimas das operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo permitiu que o usuário tivesse a visão por quadrantes de 2km dentro do Estado e Município selecionados.
Trabalho remoto
A fim de aprimorar fluxos de trabalho, durante a quarentena, o Departamento de Tecnologia da Secretaria Municipal de Gestão (Semge) desenvolveu e disponibilizou ferramentas para que o isolamento social tivesse continuidade e facilitar que os servidores pudessem realizar suas atividades e recorrer aos serviços no conforto de casa.
O Departamento inovou também na criação de instrumentos de trabalho remotos. “Para quem desenvolvia essas atividades, nós iniciamos as centrais telefônicas virtuais que mantiveram o funcionamento dos canais de atendimento no site (telefones fixos 3312) da Prefeitura sem precisar que ninguém saísse de casa. O cidadão ligava para o telefone fixo e, de acordo com a escolha do atendimento virtual, era redirecionado para o celular do servidor que estava em seu trabalho remoto”, acrescentou Oliveira.
Além disso, foram criadas redes virtuais para o acesso dos documentos e arquivos por meio de uma rede VPN para cada usuário, evitando que deslocamentos fossem necessários. Houve também o fornecimento de aparelhos móveis para atendimentos específicos das demandas geradas durante a pandemia. Foi dado suporte ao Procon Maceió para a realização de audiências virtuais, à Procuradoria Geral do Município (PGM) para reuniões virtuais e à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para reuniões virtuais com todas as unidades de saúde.
Veja também
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
