Covid -19

Se ritmo de contaminação persistir, Alagoas pode superar 100 mil casos de Covid-19 antes do Natal

Número corresponde a 3,3% da população do Estado, que registra média de 211 casos por dia

Por Patrícia Bastos/ 7Segundos 06/12/2020 19h07 - Atualizado em 06/12/2020 22h10
Se ritmo de contaminação persistir, Alagoas pode superar 100 mil casos de Covid-19 antes do Natal
Com média atual de testes positivos por dia, em algumas semanas Covid-19 terá atingido 3,3% da população de Alagoas - Foto: Arquivo

Caso o ritmo de resultados positivos em testes de Covid-19 se mantenha como na última semana, é possível que Alagoas atinja a marca de 100 mil casos de contaminação pelo novo coronavírus antes do Natal. Neste domingo (06), o Estado tem 96.632 casos confirmados e a média da semana - em números absolutos - é de 211 casos a mais por dia.

Cálculos a partir das informações divulgadas no Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) confirmam o que a maioria das pessoas já percebeu em seus círculos sociais e nas matérias da imprensa: após um período de queda, os números da pandemia seguem numa curva acentuada para cima nas últimas semanas.

Na última segunda-feira, dia 30 de novembro, havia 95.152 casos da doença em Alagoas. Ou seja, nos últimos sete dias, mais 1.480 pessoas testaram positivo para o vírus. Mantendo essa média, em menos de três semanas a doença terá atingido 100 mil pessoas, ou 3,3% da população alagoana, levando em consideração que o Estado tem 3,3 milhões de habitantes.

Além da alta na média de casos confirmados por dia, Alagoas registra também um aumento na quantidade de óbitos provocados pela doença. Diferente de alguns meses atrás, quando haviam dias sem ocorrência de nenhuma morte por Covid-19 registrada, na última semana ocorreram 13 mortes confirmadas pela doença. Foram três mortes neste domingo e um total de 2.354 desde o mês de março, quando os primeiros casos foram registrados.

Casos ativos


O ritmo acelerado de contaminação provoca uma alta também na quantidade de casos ativos da doença, ou de pessoas que estão doentes no momento. Juntando os óbitos com os demais 92.429 pacientes que encerraram o período de isolamento e nã apresentam sintomas e subtraindo do total de contaminados, é possível dizer que hoje um total de 6.557 estão enfrentando a Covid-19 em Alagoas.

Ou seja, são 6.557 pacientes que podem contaminar outras pessoas com o novo coronavírus, e de acordo com o Boletim Epidemiológico, uma minoria está ocupando leitos de hospitais. Os demais recebem a recomendação para permanecerem em casa e minimizar o contato com outras pessoas.

Conforme o boletim da Sesau neste domingo, 184 pacientes estão em tratamento hospitalar. Esse número corresponde a 35% do total de 521 leitos criados pela Sesau para atender exclusivamente a doença. Desses, 109 estão em leitos de enfermaria, 07 em leitos intermediários e 68 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva. Esse número não contempla, no entanto, a lotação de hospitais particulares, que nas últimas semanas divulgaram suspensão no atendimento por ter alcançado 100% de lotação dos leitos.