Polícia

Polícia desarticula organização e cumpre mandados em AL e mais estados

A operação também ocorre no Ceará, Espírito Santo e São Paulo

Por 7Segundos, com Ascom 15/12/2020 09h09 - Atualizado em 15/12/2020 09h09
Polícia desarticula organização e cumpre mandados em AL e mais estados
Em AL, o trabalha é da Divisão Especializada de Furtos e Roubos de Veículos, sob a coordenação do delegado Thiago Prado - Foto: Cortesia

Com o objetivo de desarticular a estrutura de uma organização criminosa que tem atuação interestadual e internacional, a Polícia Civil deflagrou a Operação Piànjú e cumpriu mandados nos estados de Alagoas, Ceará, Espírito Santo e São Paulo nesta terça-feira (15).

O grupo criminoso, que tem ligações com acusados da Lava Jato, atuava de forma estruturada com a finalidade de praticar diversos crimes. Entre os crimes praticados pelo grupo estão: lavagem de dinheiro, falsificação de documentos públicos e particulares, inserção de dados falsos em sistemas informatizados, falsidade ideológica, estelionato e falsa comunicação de crime.

Foram expedidos 126 mandados judiciais, sendo 18 mandados de prisão preventiva, 5 mandados de prisão temporária, 30 mandados de busca e apreensão, 23 sequestros de embarcações, 43 ordens judiciais de bloqueio de contas bancárias e 2 ordens judiciais de suspensão de atividades econômicas.

A operação ocorreu de forma simultânea nos estados do Espírito Santo (Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica), São Paulo (Capital, Santos e Jaguariúna), Ceará (Fortaleza) e Alagoas (Maceió). Em Alagoas, o trabalha é da Divisão Especializada de Furtos e Roubos de Veículos, sob a coordenação do delegado Thiago Prado.

Foram empregados 118 agentes, entre eles: delegados, investigadores e agentes das polícias civis dos respectivos estados, além de promotores de Justiça e agentes dos GAECOs do Espírito Santo e São Paulo.

Dentre as ordens de busca e apreensão, encontram-se 12 imóveis, três veículos de luxo (Porsche Panamera, Maserati Granturismo S e Mercedes Benz Gla200ff), 12 motos aquáticas e 11 embarcações.