Plano nacional: Vacinas chegarão em Alagoas por via terrestre
A capital pernambucana será também será polo de distribuição
O governo federal lançou oficialmente nesta quarta-feira (16) o plano nacional de vacinação contra a Covid-19. A divulgação ocorreu após pressão do Supremo Tribunal Federal (STF) nos últimos dias.
De acordo com a logística apresentada, as vacinas sairão do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, até a cidade de Recife e do estado vizinho seguem via terrestre para Alagoas.
A capital pernambucana também será polo para os Estados da Paraíba e Rio Grande do Norte.
O plano nacional não apresenta uma data específica, mas diz que haverá vacinação de grupos prioritários no primeiro semestre de 2021.
De acordo com o documento, as primeiras pessoas a ser vacinadas contra a Covid-19 fazem parte de grupos prioritários, considerados mais vulneráveis ou mais expostos à doença. Os grupos foram divididos em fases.
Primeira fase: trabalhadores de saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas; população indígena aldeado em terras demarcadas aldeada; povos e comunidades tradicionais ribeirinhas.
Segunda fase: Pessoas de 60 a 74 anos.
Terceira fase: pessoas com comorbidades.
Trabalhadores da educação; trabalhadores dos demais serviços essenciais (forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema de privação de liberdade, trabalhadores do transporte coletivo, entre outros); populações quilombolas; população privada de liberdade e pessoas em situação de rua também entram nos grupos prioritários. Entretanto, o governo irá avaliar em qual fase esses grupos serão inseridos após aprovação das vacinas e disponibilidade de doses.
Estimativa do governo é vacinar 49,6 milhões de pessoas inicialmente.
O plano diz que, após as pessoas consideradas de grupos prioritários, as demais poderão ser vacinadas.
Para as 3 primeiras fases, o governo planeja usar doses da vacina produzida pelo laboratório AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford.
O governo tem acordo para receber 100, 4 milhões de doses dessa vacina até julho de 2021.
Veja também
Últimas notícias
Secretaria de Agricultura de Maragogi realiza abertura do Ano Rural com agricultores e lideranças da zona rural
Jovem trans de 18 anos é identificada como autora de ataque a tiros em escola no Canadá
PF pede a Fachin suspeição de Toffoli no inquérito do Banco Master
Educação prorroga prazo de chamada pública para agricultura familiar até 23 de fevereiro
Parque Linear é alvo de suspeita de vandalismo um dia após a inauguração
Operação de combate a furtos em agências da Caixa Econômica Federal é deflagrada em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
