Ultracongeladores de universidades poderão ser usados para vacina; UFAL possui pelo menos cinco
Os cientistas guardam nesses espaços tecidos de animais, material genético, cultura celular e outros elementos

O Governo Federal conta com uma parcela das vacinas da Pfizer e da Moderna para imunizar a população no país. O problema é que elas precisam ser armazenada em temperaturas muito baixas, em equipamentos conhecidos como ultracongeladores. O Ministério da Saúde conta com as universidades federais que possuem esse tipo maquinário.
A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) informou que possuem cinco ultracongeladores, mas que não há disponibilidade para armazenar esse tipo de vacina. Isso porque, já estão ocupados nos laboratórios com materiais que não podem ser descongelados, ou serão perdidos.
Os cientistas guardam nesses espaços tecidos de animais, material genético, cultura celular e outros elementos que só se mantêm estáveis a baixíssimas temperaturas, como radicais livres produzidos pelo nosso organismo.
Hoje, as vacinas do calendário do SUS são dispostas em refrigeradores com temperaturas entre 2°C e 8°C e em freezers científicos, que chegam a -25ºC. A vacina da Pfizer desenvolvida com a alemã BioNTech, no entanto, exige armazenamento inédito a -70°C.
Últimas notícias

Reitor da Ufal alega colapso financeiro das universidades federais em Alagoas

Arapiraca: Idoso desaparece de residencial onde mora e família pede ajuda para localizá-lo

Prefeito Luciano Barbosa entrega ginásio e reforma de escola nos bairros Planalto e Bom Sucesso

Sindilojas Arapiraca alerta: uso de atestado médico falso pode gerar demissão por justa causa e prejuízos às empresas

Reprodução simulada do caso Ana Firmino será realizada nesta quinta-feira (15), em Maravilha

Prefeitura de Palmeira divulga programação do São João do Povo 2025
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
