Estudante de medicina em transição de gênero tem matrícula cancelada
Jô Magalhães não entende quais critérios foram usados pela universidade e questiona a decisão
Um estudante de medicina, em processo de transição de gênero, teve a matrícula cancelada na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) por suspeita de fraude nas cotas para pessoas transexuais. O caso aconteceu com Joana Magalhães, de 34 anos.
Joana disse ao G1 que não entende quais critérios foram usados pela universidade para a tomada da decisão. Sua matrícula foi cancela na última sexta-feira,11. A estudante ingressou na instituição em maio do ano passado, no campus de Teixeira de Freitas, no Extremo Sul baiano.
Jô Magalhães, como é conhecida, questiona a postura da instituição e a transparência no processo de cancelamento da sua matrícula. “Uma coisa precisa ficar bem explícita. Eu sou uma pessoa transgênero, eu sou uma pessoa transgênero fluida, às vezes não binária, no sentido de que às vezes não me defino nem no masculino e nem no feminino, mas eu ando pelos dois muito bem. Tenho gosto, é claro, de andar pelo feminino. Essa primeira questão que a gente precisa deixar bem explícito, eu sou uma pessoa trans”, disse ao G1.
Por meio de nota, a UFSB confirmou o cancelamento da matrícula da estudante em transição de gênero.
“A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), a respeito do caso em tela, informa que: i) após corridas todas as etapas do processo originado por denúncia de ocupação indevida de vaga supranumerária destinada à pessoas Trans egressas de escola pública, por meio da Ouvidoria da instituição; ii) tendo garantido todos os prazos recursais e o amplo direito de defesa à estudante nas instâncias asseguradas pela legislação e pelo Comitê de Acompanhamento de Políticas de Cotas (CAPC), indicadas na Resolução Consuni 26/2019; iii) o Conselho Universitário, em reunião extraordinária realizada na última sexta-feira (11) pela manhã para análise do recurso impetrado em segunda e última instância, deliberou pela manutenção do cancelamento da matrícula da estudante”, afirmou a UFSB.
Veja também
Últimas notícias
Mulher invade residência ao ser agredida pelo marido em Rio Largo
Homem é preso por agredir e ameaçar esposa por causa de discussão sobre enterro em Craíbas
Homem é preso por posse ilegal de arma de fogo no município de Igaci
Suspeito de participar do tráfico de drogas em Maceió é morto na Cidade Universitária
Carreta colide com oito veículos e deixa cerca de 10 feridos em Santa Catarina
Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
