Educação

Novos Cmeis ampliam atendimento e Prefeitura avança na Educação Infantil

Metas são batidas e número de Cmeis construídos superam as expectativas

Por Ascom Semed 28/12/2020 10h10
Novos Cmeis ampliam atendimento e Prefeitura avança na Educação Infantil
Crianças brincam durante inauguração do Cmei Professor Silvânio Barbosa - Foto: Ascom Semed

Toda criança necessita de um local onde possa crescer, explorar e desvendar o mundo com seu próprio tato. Sua criatividade, interações e desenvolvimento pessoal dependem das experiências sociais e das atividades do cotidiano. São essas tarefas que formam o cidadão e imprimem na sociedade a marca da educação. Os Centros Municipais de Ensino Infantil (Cmei) são locais onde, através das brincadeiras, da curiosidade, as crianças aprendem a interagir e descobrir suas potencialidades por meio de atividades lúdicas.

Pensando nesse ambiente ideal para o desenvolvimento infantil, a Prefeitura de Maceió, desde 2013, vem construindo Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Ao todo 16 novos Cmeis construídos e 5 prédios adaptados para Educação Infantil, maior número já registrado. As novas 16 creches e espaços adaptados passaram a beneficiar cerca de 3 mil crianças matriculadas. Elas são atendidas em estrutura especial: espaços amplos e arejados, banheiros infantis, estrutura para berçário, biblioteca, cozinha, pátio coberto, espaço para playground – atividades físicas e de lazer, além de acessibilidade nos espaços. Onze destas creches estão localizadas na parte alta da cidade.

Foram feitos investimentos em equipamentos e materiais, levando às salas de aula uma maior gama de atividades e dando maior conforto para os docentes que, qualificados em sua função, garantem a qualidade da aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Todo o investimento foi realizado com recursos próprios e recursos do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Pró-infância) com contrapartida da Prefeitura de Maceió.

Ainda em fase de execução, o Cmei Vergel do Lago (construído em parceria com o Ministério Público, por meio de uma ação civil pública) está com as obras aceleradas. Além disso, estão em licitação mais seis Cmeis: três no Benedito Bentes, um no Ouro Preto, um em Ipioca e um na Cidade Universitária. Com isso, a Prefeitura de Maceió supera os projetos iniciais de construção de Cmeis.

A Coordenadora Geral de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Angelina Araújo, ressaltou o avanço que os Cmeis representaram durante a gestão no ensino infantil de Maceió. “A reorganização da Rede Municipal e os investimentos durante toda a gestão trouxeram bons frutos e aumentaram em 10% o número total de matrículas em toda a rede municipal. Isso representa um avanço em atender as crianças de todo o município.

Angelina explica que para ampliar ainda mais o atendimento da Educação Infantil, a Semed reorganizou a rede e realizou adaptações estruturais, especificamente para essa modalidade, transformando prédios em Cmeis. “Nossa visão em relação às adaptações e construções foram se alargando ao passo que íamos conhecendo os espaços, realizando formações e tomando consciência dos passos que deveriam ser dados para termos ações assertivas na busca de melhorar o atendimento das crianças, dos professores e demais profissionais que atendem essa parcela de estudantes da rede.”, disse a gestora.

Recentemente, a Prefeitura de Maceió inaugurou o maior Centro Municipal de Educação Infantil da rede no conjunto Santa Maria. O novo Cmei, chamado de Martha Bernardes Vasconcelos, vai atender 376 alunos.

Metas alcançadas

As metas da gestão para o crescimento da Educação foram batidas. Segundo a Assessoria de Infraestrutura da Semed, Maceió foi coberta por mais da metade de sua necessidade de Cmeis só nos 8 anos da gestão Rui Palmeira. “Maceió hoje precisaria em torno de mais 30 creches e já conseguimos alimentar mais da metade dessa demanda. Esses Cmeis foram implantados com recursos federais e com contrapartida do município, mas a gente também adaptou vários espaços para o atendimento da educação infantil só com recursos da prefeitura”, afirmou a assessoria.