Geral

Recife proíbe fixação de cadeiras, mesas, som e coolers na orla da cidade no réveillon

Prefeitura do Recife anunciou, nesta segunda-feira, medidas de restrição na orla para o réveillon 2020

Por NE10 28/12/2020 18h06 - Atualizado em 28/12/2020 19h07
Recife proíbe fixação de cadeiras, mesas, som e coolers na orla da cidade no réveillon
No total, 228 trabalhadores estarão na orla entre a quinta e a sexta-feira - Foto: Andréa Rêgo Barros / ArquivoPCR

Diante do aumento de casos da covid-19 em Pernambuco, a Prefeitura do Recife anunciou, nesta segunda-feira (28), medidas de restrição na orla para o réveillon 2020. O comércio na praia, seja dos quiosques, barracas ou ambulantes, poderá acontecer apenas até 17h da quinta-feira (31). Também não poderão ser instaladas mesas, cadeiras, bancos, toldos coolers ou qualquer outro objeto ao longo de toda a praia.

Segundo a prefeitura, equipes vão fiscalizar, conscientizar a população e distribuir máscaras de proteção. No dia 1º de janeiro, eles poderão reabrir às 6h, desde que seguindo as normas sanitárias vigentes.

O trabalho será feito por profissionais das secretarias de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), além da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Guarda Municipal do Recife (GMR) e Diretoria Executiva de Controle Urbano (Dircon). No total, 228 trabalhadores estarão na orla entre a quinta e a sexta-feira.

Guarda Municipal e CTTU

A Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR) vai participar da operação na orla de Boa Viagem no Réveillon com oito viaturas, com três agentes em cada. Além dos 24 guardas nos veículos, mais 34 vão estar em apoio ao serviço do Controle Urbano. A Autarquia de Transito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) manterá um efetivo com 105 profissionais, entre agentes e orientadores de trânsito, para informar os cidadãos quanto ao uso de máscara e a preservação do distanciamento social, necessários para evitar o contágio do novo coronavírus.

Dircon


Fiscais da Dircon vão fazer ronda em toda a praia para coibir o descumprimento das normas. Em caso de flagrante, os comerciantes serão notificados e, caso haja reincidência, a mercadoria será apreendida e uma suspensão da licença pode ser aplicada. É importante frisar que os comerciantes foram informados das mudanças ainda na primeira quinzena de dezembro.

Covid-19 em Pernambuco 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta segunda-feira (28), 442 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 42 (9,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 400 (90,5%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 215.994 casos confirmados da doença, sendo 29.243 graves e 186.751 leves.

Também foram confirmados 17 óbitos, ocorridos entre os dias 02 e 27 de dezembro. Com isso, o Estado totaliza 9.588 mortes pela Covid-19.