Brasil

Manaus bate recorde de internações por Covid-19 desde início da pandemia

Nesta terça-feira (29), 112 pessoas foram internadas com diagnóstico de Covid-19. Durante colapso no sistema de saúde, entre abril e maio, pico de internações diárias chegou a 105.

29/12/2020 21h09
Manaus bate recorde de internações por Covid-19 desde início da pandemia
Manaus, capital amazonense - Foto: Reprodução

Manaus bateu o recorde de internações diárias por Covid-19 nesta terça-feira (29), desde o início da pandemia. Foram 112 novas hospitalizações, número mais alto registrado no estado, mesmo com o colapso na rede de saúde, vivido entre abril e maio.

Os dados são do boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância e Saúde (FVS-AM). Nesta terça, 1.447 novos casos foram confirmados, e 15 mortes foram registradas nas últimas 24 horas. Ao todo, mais de 700 pessoas encontram-se internadas.

A última vez que a capital amazonense registrou mais de 100 internações pela doença foi no dia 4 de maio. Naquele dia, segundo os órgãos oficiais de saúde, foram 105 internações. Na época, a cidade vivia o pico da pandemia, com colapsos no sistema de saúde e funerário.

No domingo (27), a capital já havia registrado um recorde dos últimos 7 meses de novos hospitalizados com Covid-19: foram 88 novos registros de pessoas internadas. Com o número, o Governo do Amazonas informou que a taxa de ocupação do hospital referência para tratamento da doença, Hospital Delphina Aziz, se aproxima de 100%.

Hospitais lotados neste fim de ano


Em Manaus, dos 11 hospitais particulares, sete já não têm mais vaga nas UTIs, ou seja, mais da metade. A informação foi divulgada pelo Governo do Estado na segunda-feira (28), após reunião do comitê de enfrentamento à doença.

Nesta terça-feira (29), por causa do grande aumento de casos de Covid-19 em Manaus, dois hospitais montaram tendas externas para triagem de pacientes. O objetivo das estruturas montadas nos prontos-socorros 28 de Agosto e Platão Araújo é melhorar o fluxo e agilizar o atendimento nos casos de urgência.

Manaus registrou um aumento de 28,9% no número de internações por Covid-19 em dezembro. Nos primeiros 26 dias de dezembro, foram mais 884 pessoas hospitalizadas com a doença. No mesmo período de novembro, o número de novos internados foi de 686 - chegando ao total de 805 no 30º dia do mês.

Abertura do comércio foi liberada


O Governo do Amazonas chegou a emitir um decreto que proibia a abertura de atividades não essenciais em todo o estado, a partir do dia 26. O documento levava em consideração o aumento no número de casos da doença no Amazonas. No entanto, o primeiro dia de vigor da medida foi marcado por protestos e manifestações em toda a cidade.

Pela manhã, uma multidão se reuniu em protesto, no Centro de Manaus, pedindo a reabertura das atividades. Já pela parte da noite, manifestantes atearam fogo em entulhos, na Avenida André Araújo. A polícia chegou a isolar o entorno da casa do governador Wilson Lima após protestantes ameaçarem depredar o local.

Empresários e comerciantes criticaram a medida e alegaram terem sido pegos de surpresa em pleno fim de ano. O prefeito de Manaus, Arthur Neto que, anteriormente havia alertado sobre o avanço da doença na cidade, também criticou a medida.

As manifestações na cidade levaram Lima a convocar uma reunião de emergência com empresários e revogar parte do decreto ainda na madrugada do domingo (27). O texto, que permitiu a retomada de algumas atividades, como o comércio de rua e shoppings centers, entrou em vigor já na segunda-feira (28).

Para o pesquisador da Fiocruz, Jesem Orellana, a medida foi humanitária, mas pode causar um agravamento na crise pandemica no estado.

"O retorno dessas atividades é muito mais um retorno do ponto de vista humanitário, do que do ponto de vista sanitário. Não pôde ser baseado em critérios sanitários e nem epidemiológicos. Só tem a explicação econômica e de sobrevivência desse segmento", declarou, na época.