Alagoas

Amazonas solicita ajuda a Alagoas para acolher pacientes graves com Covid-19

Por Marcos Filipe Sousa 14/01/2021 15h03
Amazonas solicita ajuda a Alagoas para acolher pacientes graves com Covid-19
Agente funerário no Hospital 28 de Agosto, em Manaus, em 4 de janeiro, dia de internações recorde - Foto: BRUNO KELLY

O colapso no sistema de saúde do Amazonas está levando o Estado a pedir ajuda a outros locais para acolher pacientes graves de Covid-19. Durante conversa com a imprensa nesta quinta-feira (14), Renan Filho (MDB) confirmou que também recebeu o pedido. 

A capital amazonense passa por um aumento dramático no número de casos, internações e mortes pelo novo coronavírus, a média móvel de mortes cresceu 183% nos últimos 7 dias. Familiares e profissionais estão buscando em residências e lojas, oxigênio para ser usado nos hospitais.

Também há informações de quem uma ala inteira de uma das unidades que recebem pacientes com Covid-19 morreu devido a falta de oxigênio.

De acordo com o governador amazonense Wilson Lima, os lugares que devem atender pacientes amazonenses são: Goiás, Piauí, Maranhão, Brasília, Paraíba e Rio Grande do Norte. O governo diz ter feito um estudo dos estados para decidir quais participariam do acolhimento aos pacientes para que não sobrecarregassem a rede assistencial de outros locais.

Já o governador de Alagoas não informou se irá atender o pedido, ou não.