Enem: pandemia aumenta pressão psicológica de estudantes; confira dicas
Provas acontecem nos próximos domingos, 17 e 24
Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos próximos domingos, 17 e 24 de janeiro, muitos jovens começam a sentir a pressão imposta pelos familiares ou por si mesmos. Neste ano, a pandemia de Covid-19 pode agravar a situação psicológica dos candidatos.
É o que diz a psicóloga e psicopedagoga, Patrícia Nayara. Em entrevista ao 7Segundos, ela explica que, além de lidar com a escolha da profissão, o medo de ser contaminado e o meses de aulas remotas, ou, muitas vezes, longe delas, pode aumentar o nível ansiedade e estresse.
“O jovem precisa entender que todos estão passando pela mesma situação. O diferencial na prova é tentar manter a tranquilidade. É confiar que vai dar certo, que você estudou, que tem conhecimento e se concentrar nisso no momento da prova. Pensar em outras situações só vai piorar o nervosismo”, afirmou.
Para Patrícia Nayara, não é mais momento de estudar nas horas que antecedem a prova. A psicóloga aconselha que os candidatos façam atividades que possam distrair e proporcionar prazer, como ouvir música, desenhar, praticar exercícios, fazer videochamadas com amigos, entre outras.
“O que pode ser feito para amenizar esse sofrimento nessa reta final é primeiro não estudar. O aluno não tem que estudar, nem revisar mais nada. Quando a pessoa começa a revisar nesse momento, a tendência é aumentar o nível de estresse e o estresse bloqueia a informação. O jovem vai achar que não aprendeu, ou que não sabe o conteúdo”, explica.

Além disso, a psicóloga aconselha que estudantes não tenham contato com outros que estão ansiosos e nervosos, pois pode acabar os “contaminando’’. “Em relação às famílias, nada de cobrança neste momento. É hora de deixar o candidato tranquilo”.
Patrícia Nayara também aconselha que, caso depois da prova o estudante acredite que não obteve o resultado esperado, não é momento de desespero.
“Não é uma sensação real na maioria das vezes. As pessoas estão encobertas pelo medo e insegurança de não conseguir. Terminou a prova é hora relaxar que tem mais outra no final de semana seguinte. É hora de procurar dormir bem, se distrair e manter uma boa alimentação e hidratação”.
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
