Caps mobiliza usuários e familiares nas ações no Janeiro Branco
Debates e atividades favorecem o cuidado com a mente e as emoções, prevenindo o adoecimento
Realizada anualmente em todo o Brasil com o objetivo de despertar os mais diversos públicos para a importância do cuidado com a saúde mental, a campanha “Janeiro Branco” tem garantido visibilidade junto aos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Maceió.
Por meio da Gerência de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – que vem estimulando as unidades a promover debates e atividades que favoreçam o cuidado com a mente e as emoções – as ações, que também são direcionadas aos familiares, visam a prevenção do adoecimento.
No Caps Infanto Juvenil Dr. Luiz da Rocha Cerqueira, localizado no Conjunto José Tenório, a equipe adotou uma decoração temática, música ambiente e o uso da cor branca para as segundas e quartas-feiras, quando são realizados os atendimentos médicos da unidade. Nesses dias, a sala de espera tem sido o espaço para o debate e orientações relacionadas ao tema, exposição de vídeo, oficinas e dinâmicas.
“Além dessas ações no ambiente da unidade, a equipe também elaborou um folheto, com informações e orientações, que vem sendo distribuído nos dias de plantão do acolhimento, de acordo com a nossa demanda, reforçando o tema junto aos usuários (crianças e adolescentes) e seus familiares”, explica a agente de gestão do Capsi, Adriana Madeiro.
Nesta quinta-feira (21), o educador físico e técnico da unidade, Tobias Falcão, participa, das 9h às 12h, do seminário online “Todo Cuidado Conta”, promovido pela Supervisão de Atenção Psicossocial da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que será transmitido pelo canal do Telessaúde da Sesau. Além de falar sobre sua experiência no Caps Infanto Juvenil (Capsi), Tobias fará uma abordagem acerca da importância do brincar para a saúde mental infantil – em especial nesse período de pandemia – e sobre como praticar o autocuidado com o auxílio das práticas integrativas disponibilizadas pelo SUS.
“Do ponto de vista do trabalho diário com os usuários, falaremos sobre estratégias de jogos, brincadeiras e atividades para a família, visando preservar e manter a saúde mental. Além disso, apresentaremos possibilidades de práticas integrativas complementares como ioga, relaxamento e outras atividades que também colaboram com esse objetivo”, explica Tobias.
A mobilização também vem registrando boa movimentação nos Caps Dr. Sadi Feitosa de Carvalho – localizado na Chã de Bebedouro – e Dr. Rostan Silvestre – na Jatiúca –, com os profissionais de saúde e grupos terapêuticos promovendo também a orientação e debate relacionados à temática nas salas de espera do atendimento médico, junto a usuários e acompanhantes.
Já o Caps para Álcool e Outras Drogas (AD) Dr. Everaldo Moreira, situado no Farol, está realizando, além das atividades com seu público-alvo direto, ações direcionadas a equipes técnicas de instituições como a Fraternidade O Caminho (Ponta Grossa), Comunidade Terapêutica Mãos de Alagoas (Santa Luzia do Norte), Comunidade Desafio Jovem (Marechal Deodoro) e Instituto Vida Nova (Rio Largo).
Veja também
Últimas notícias
Cibele Moura pede apoio para aprovação de projeto em prol de mulheres grávidas em cursos
Hospital de Emergência do Agreste leva conscientização sobre prevenção do AVC
Soja, terras raras e tarifas: O que acordaram Trump e Xi em reunião
Letalidade da Operação Contenção desrespeita comunidades, dizem ONGs
Câmara de Maceió nomeia mais 12 aprovados em concurso em comemoração ao Mês do Servidor
Lojistas do Agreste apostam no Natal Premiado para aquecer vendas de fim de ano
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
