Acidentes

Ministério Público ajuíza ação civil pública após mudança de nome de praça

Praça se chamava Dandara dos Palmares e passou a ser Nossa Senhora da Rosa Mística

Por 7Segundos com assessoria 21/01/2021 16h04 - Atualizado em 22/01/2021 06h06
Ministério Público ajuíza ação civil pública após mudança de nome de praça
Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) - Foto: Ascom MP/AL

A Promotoria de Justiça da Capital ajuizará imediatamente ação civil pública para restaurar o nome da Praça Dandara dos Palmares, mudada para Praça Nossa Senhora da Rosa Mística, em Maceió. A mudança foi do nome da praça ocorreu por meio do  Projeto de Lei Nº 7.473, de autoria do vereador Luciano Marinho. 

“Enviamos documento à Fundação Municipal de Cultura, à Câmara de Maceió, à Secretaria Municipal de Turismo para fazê-los entender o grande erro cometido quanto à mudança do nome. Entendemos, desde o início, que seria uma afronta à história e, hoje, infelizmente, esbarramos nessa lei municipal que já provocou vária manifestações de segmentos afros do nosso estado. Por conta disso já me debrucei na ação civil pública para que o chefe do Poder Executivo Municipal de Maceió reverta sua decisão em respeito à cultura e à história do povo”, ressalta o promotor Jorge Dórea.

Assim que foi noticiada a informação da possível mudança, no ano passado, houve representação formulada pelo Instituto do Negro de Alagoas (INEG/AL). À época, o promotor focou a importância da manutenção do nome da praça em homenagem à esposa de Zumbi que, bravamente, empunhou armas para defender seu povo no Quilombo dos Palmares.

A praça ganhou o nome de Dandara Palmares após a sanção da Lei Municipal nº 4.423/95. Desde a sua criação, há quase 26 anos, ela vem sendo palco de encontros e manifestações afro- brasileiras.