Caminhões com carga de oxigênio chegam a Manaus
Seis veículos saíram de Porto Velho; viagem durou mais de três dias

O Ministério da Infraestrutura informou hoje (24) que seis caminhões que saíram de Porto Velho com carregamento de oxigênio para Manaus concluíram a viagem. A capital amazonense passa por uma crise de falta do produto em razão do aumento no número de casos de covid-19.
Segundo a pasta, cerca de 100 mil metros cúbicos (m³) de oxigênio foram transportados para Manaus. As carretas saíram na última quarta-feira (20) de Porto Velho e levaram mais de três dias para cruzar os quase 900 quilômetros do trecho da BR-319, única ligação rodoviária com a capital amazonense, mas que não é pavimentada e possui diversos trechos com atoleiros no período chuvoso.
A operação foi realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ainda de acordo com ministério, a expectativa é que uma última carreta chegue a Manaus no final do dia.
“Na primeira etapa da operação para transportar 160 mil m³ de oxigênio para Manaus, os comboios percorreram o trajeto de 877 quilômetros e contaram com o apoio das equipes de manutenção do Dnit para atravessar trechos não pavimentados da BR-319”, informou o comunicado.
A pasta destacou que a rota emergencial foi criada em alternativa às balsas da hidrovia do Rio Madeira e do Rio Amazonas, reduzindo em dias a chegada do material à capital amazonense. Ao todo, sete carretas com oxigênio passaram pela BR-319.
Alívio
Por meio de nota, o Ministério da Saúde informou que o consumo médio da rede hospitalar, em Manaus, é de 80 mil m³ de oxigênio, o que exige esforço diário para manter os níveis de consumo, que aumentaram em 300%.
"A chegada dos 160 mil m³ alivia, mas não resolve em definitivo o problema do abastecimento da rede hospitalar. É necessário conter os níveis de contágio por covid-19, reduzindo as internações, para que o consumo possa ir, gradativamente, voltando aos níveis anteriores", destacou.
Matéria alterada às 17h47 para acréscimo de informação.
Veja também
Últimas notícias

Após cassação de mandatos de prefeito e vice, novas eleições são convocadas em Piaçabuçu

Sem Bolsonaro, Zema se coloca como opção para 2026: ‘Vamos ter que conversar muito’
![[Vídeo] Gato “soldado” é flagrado dormindo em viatura do BEPE no Rio de Janeiro](https://img.7segundos.com.br/X677z0Zg5j5LHvG01PK_N3u6IHs=/100x80/center/bottom/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/gato-viatura.jpg)
[Vídeo] Gato “soldado” é flagrado dormindo em viatura do BEPE no Rio de Janeiro
![[Vídeo] Moradores desafiam diretor de Companhia de Saneamento a beber a água que sai da torneira](https://img.7segundos.com.br/2oFi8rpQNXF5MNx1DHbBbWUfUXo=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-04-08-at-121313-r42974fowuhsznsnroyogf5xcw5h1b3c4y5rkr6d14.jpg)
[Vídeo] Moradores desafiam diretor de Companhia de Saneamento a beber a água que sai da torneira

Imóveis de Maragogi recebem medidores inteligentes de energia elétrica

Projeto de Lei garante acessibilidade a deficientes visuais em pontos turísticos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
