Prefeitura inicia nesta terça (26) entrega dos kits merendas da agricultura familiar
Açúcar, batata-doce, macaxeira e leite em pó serão os alimentos presentes nos kits
Os alunos da rede municipal de ensino vão receber 49 mil kits de merenda escolar para suprir a ausência do alimento nesse período de pandemia e da suspensão das aulas presenciais. A entrega começa a ser feita nesta terça-feira (26) a todas as unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O anúncio foi feito pelo secretário Elder Maia, que considerou imprescindível a medida diante do cenário pandêmico.
Nesta terça (26) o prefeito JHC e o secretário de Educação, Elder Maia, farão a entrega simbólica do primeiro kit para uma família, no CMEI Breno Agra.
O secretário ressaltou a urgência da entrega dos alimentos como forma de manter o vínculo do aluno com a escola, além de representar uma ação de cidadania. “É imprescindível para gerar bem-estar, inclusão e dignidade para nossas crianças, jovens e das famílias. Em 20 dias conseguimos destravar esse processo, que estava parado e não foi solucionado pela gestão anterior”, disse.
Maia aproveitou para garantir que ações semelhantes a essa devem se repetir. “É um direito das crianças e jovens a alimentação escolar. Essa ação é uma prova inconteste de que, com energia, empatia e muita dedicação, marcas da gestão do prefeito JHC, conseguiremos sempre avançar e realizar ações extremamente necessárias como esta”, acrescentou o secretário.
A coordenadora do setor de Nutrição e Alimentação da Semed, Anna Carla Luna, explica a logística de distribuição dos kits merenda. “Uma escola sede receberá os mantimentos, que serão organizados e enviados em formato de kits para as escolas filiadas, sendo consequentemente distribuídos aos pais e alunos”, revela.
Por se tratar de itens perecíveis, a distribuição ocorrerá exclusivamente no dia anunciado e é recomendado que se levem sacolas próprias para o transporte. Todos os protocolos sanitários serão seguidos, sendo obrigatório o uso de máscaras. Além disso, orienta-se de que o responsável pelo aluno, no caso de ser menor, leve uma caneta própria para assinar o recebimento do material.
Composto por gêneros da agricultura familiar, os kits atendem o que estabelece o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), sendo assegurada toda a qualidade requisitada pela legislação. Anna Luna esclarece que a aquisição de alimentos pela agricultura familiar traz muitos benefícios para a segurança alimentar e ajuda no desenvolvimento da economia local.
“A aquisição de alimentos pela agricultura familiar é uma política consolidada em 2009 e tem uma importância enorme para os nossos alunos, devido a qualidade nutricional. Quanto mais próximo o produtor está do consumidor, melhor a qualidade dos alimentos. Além disso, existe a questão econômica-social que ajuda financeiramente os produtores locais e que consequentemente deixam impostos no estado”, diz Anna Carla.
As escolas sedes serão espaços para organização desses kits. Os pais e os responsáveis dos alunos vão receber os alimentos nas escolas onde os filhos estudam e são matriculados. Todos os alunos da rede de ensino serão contemplados.
As datas da distribuição em cada escola já foram definidas e seus horários serão estabelecidos de acordo com as diretoras e diretores das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil, CMEIs.
A distribuição de kits de merenda escolar no período da pandemia do novo coronavírus se tornou possível após aprovação de projeto de lei, cujo relator foi o senador alagoano Rodrigo Cunha, em 2020.

Veja também
Últimas notícias
Homem se tranca em banheiro de apartamento para evitar agressões da companheira em Arapiraca
Mulher é encontrada morta a tiros em via pública no Jacintinho, em Maceió
Incêndio de grandes proporções destrói barracas em frente ao Mercado da Produção, em Maceió
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
