Prefeitura inicia nesta terça (26) entrega dos kits merendas da agricultura familiar
Açúcar, batata-doce, macaxeira e leite em pó serão os alimentos presentes nos kits

Os alunos da rede municipal de ensino vão receber 49 mil kits de merenda escolar para suprir a ausência do alimento nesse período de pandemia e da suspensão das aulas presenciais. A entrega começa a ser feita nesta terça-feira (26) a todas as unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O anúncio foi feito pelo secretário Elder Maia, que considerou imprescindível a medida diante do cenário pandêmico.
Nesta terça (26) o prefeito JHC e o secretário de Educação, Elder Maia, farão a entrega simbólica do primeiro kit para uma família, no CMEI Breno Agra.
O secretário ressaltou a urgência da entrega dos alimentos como forma de manter o vínculo do aluno com a escola, além de representar uma ação de cidadania. “É imprescindível para gerar bem-estar, inclusão e dignidade para nossas crianças, jovens e das famílias. Em 20 dias conseguimos destravar esse processo, que estava parado e não foi solucionado pela gestão anterior”, disse.
Maia aproveitou para garantir que ações semelhantes a essa devem se repetir. “É um direito das crianças e jovens a alimentação escolar. Essa ação é uma prova inconteste de que, com energia, empatia e muita dedicação, marcas da gestão do prefeito JHC, conseguiremos sempre avançar e realizar ações extremamente necessárias como esta”, acrescentou o secretário.
A coordenadora do setor de Nutrição e Alimentação da Semed, Anna Carla Luna, explica a logística de distribuição dos kits merenda. “Uma escola sede receberá os mantimentos, que serão organizados e enviados em formato de kits para as escolas filiadas, sendo consequentemente distribuídos aos pais e alunos”, revela.
Por se tratar de itens perecíveis, a distribuição ocorrerá exclusivamente no dia anunciado e é recomendado que se levem sacolas próprias para o transporte. Todos os protocolos sanitários serão seguidos, sendo obrigatório o uso de máscaras. Além disso, orienta-se de que o responsável pelo aluno, no caso de ser menor, leve uma caneta própria para assinar o recebimento do material.
Composto por gêneros da agricultura familiar, os kits atendem o que estabelece o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), sendo assegurada toda a qualidade requisitada pela legislação. Anna Luna esclarece que a aquisição de alimentos pela agricultura familiar traz muitos benefícios para a segurança alimentar e ajuda no desenvolvimento da economia local.
“A aquisição de alimentos pela agricultura familiar é uma política consolidada em 2009 e tem uma importância enorme para os nossos alunos, devido a qualidade nutricional. Quanto mais próximo o produtor está do consumidor, melhor a qualidade dos alimentos. Além disso, existe a questão econômica-social que ajuda financeiramente os produtores locais e que consequentemente deixam impostos no estado”, diz Anna Carla.
As escolas sedes serão espaços para organização desses kits. Os pais e os responsáveis dos alunos vão receber os alimentos nas escolas onde os filhos estudam e são matriculados. Todos os alunos da rede de ensino serão contemplados.
As datas da distribuição em cada escola já foram definidas e seus horários serão estabelecidos de acordo com as diretoras e diretores das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil, CMEIs.
A distribuição de kits de merenda escolar no período da pandemia do novo coronavírus se tornou possível após aprovação de projeto de lei, cujo relator foi o senador alagoano Rodrigo Cunha, em 2020.

Veja também
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
