“Fura-filas”: MP vai exigir transparência na vacinação contra a Covid-19 em AL
Recomendação foi publicada no Diário Oficial do MP desta quarta-feira (27)
A força-tarefa de combate e enfrentamento à Covid-19 do Ministério Público de Alagoas (MP/AL) recomendou que os promotores de Justiça dos municípios alagoanos exijam de todos os prefeitos e responsáveis transparência na execução da vacinação contra a Covid-19.
De acordo com publicação no Diário Oficial do órgão desta quarta-feira (27), a recomendação tem como objetivo evitar os casos de 'fura-filas', quando pessoas que não se enquadram nos pré-requisitos são imunizadas em etapas prioritárias.
A medida também visa exigir que os gestores locais divulguem, na internet, informações como as metas vacinais atingidas (exemplo vacinômetro), calendário de vacinação e locais de vacinação, além da elaboração e implementação de um plano de vacinação local por parte dos municípios, fiscalizando se as unidades destinadas à vacinação já estão preparadas para o registro diário das informações.
A recomendação orienta os promotores a fiscalizar a operacionalização para a vacinação em massa da população local, notadamente se houve compra pelo município, disponibilização pela Secretária Estadual de Saúde e/ou Ministério da Saúde, dos insumos necessários à sua concretização, tais como seringas, agulhas, caixas para descarte de resíduos, algodão, refrigeradores, acondicionamento adequado, entre outros.
E alertar aqueles que insistirem em descumprir as normas sanitárias sobre a vacinação que poderão responder pelo crime de medida sanitária preventiva destinada a impedir a introdução ou propagação de doença contagiosa (art. 268 do Código Penal), pelo delito de prevaricação (art. 319 do CP) e ainda incorrer em infração sanitária, prevista no art. 10, inciso VII, da Lei Federal nº 6.437, de 20 de agosto de 1977”.
Últimas notícias
Pai relata detalhes sobre morte do filho em Coruripe; companheira é a principal suspeita
Pesquisa aponta aprovação de 77% à gestão da prefeita Márcia Cavalcante em São Luís do Quitunde
Decoração natalina de São Luís do Quitunde é destaque na Região Norte e encanta Famílias
Flávio se isola na direita após receber bênção de Bolsonaro para 2026
Após 10 anos de casados: Enfermeira foi morta com um tiro na cabeça, aponta delegado
[Vídeo] LiteraCOC transforma alunos em autores e fortalece o protagonismo infantil no Colégio COC Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
