Câmara Municipal de Arapiraca realiza audiência pública para discutir cenário cultural durante a pandemia
Os representantes dos artistas defenderam uma ampliação de mais festas no calendário festivo da cidade
Com a presença do presidente da Casa, vereador Thiago ML (PROS), dos vereadores Melquisedec de Oliveira (PROS), Zé Carlinhos (PSC), Ginaldo Muniz (Bicudo) Republicanos, da vereadora Dra. Fany (MDB), do secretário municipal de Cultura, Lazer e Juventude - Wellington Magalhães e representantes dos mais variados segmentos culturais de Arapiraca, aconteceu na tarde desta sexta-feira (29), no plenário da Câmara Municipal de Arapiraca, uma Audiência pública, proposta pelo vereador Adriano Targino (PP), para discutir o atual cenário cultural, resultado da pandemia iniciada em marco de 2020.
Durante as discussões, o presidente Thiago ML, abriu o espaço para que os convidados pudessem usar a palavra.
Todos os oradores foram unânimes em enaltecer o papel do Poder Legislativo, na pessoa do vereador Adriano Targino, por proporcionar um momento histórico para encontrar as soluções para o setor que durante quase um ano, sofreu economicamente com a paralisação de suas atividades devido a pandemia.
Segundo eles, com o fechamento do Mercado do Artesanato, seguindo as orientações das autoridades sanitárias para evitar a propagação do covid-19, muitos artistas enfrentaram momentos negativos em termos econômicos, onde dezenas e dezenas chegaram a passar necessidades com suas famílias.
Pedindo um amplo restabelecimento para setor com o seu fortalecimento através de políticas públicas voltadas para o fortalecimento do setor.
Também foi anunciado pelo próprio secretário de Cultura, Wellington Magalhães, o pagamento para a próxima segunda-feira, primeiro de fevereiro, para os artistas arapiraquenses contemplados pela Lei Aldir Blanc, que sofreram durante o período de pandemia.
“A Lei Aldir Blanc é uma estratégia do governo federal para minimizar os impactos causados pela pandemia no nosso país. Aqui em Arapiraca, centenas de profissionais que trabalham direta e indiretamente com cultura passaram meses sem renda”, disse o secretário, ao anunciar que esta foi uma determinação do próprio prefeito Luciano Barbosa.
Os representantes dos artistas defenderam uma ampliação de mais festas no calendário festivo de Arapiraca, como um Circuito de Bandas de Fanfarras, Teatros e outros gêneros artísticos que possam fortalecer ainda mais o setor cultural de Arapiraca.
Plagiando a música a música Não Deixe o Samba Morrer, dos compositores Edson e Aloísio, o presidente da AAAPA), Jailton Barbosa, conclamou aos órgãos públicos, que não deixem movimentos culturais como Mestres e Mestras, Destaladeiras de Fumo, dos Guerreiros, Quilombolas, Capoeiras e outros, morrerem, pondo um fim a identidade de seu povo através das manifestações populares.
Também foi anunciado durante o evento, pelo presidente da Associação dos Artesãos e Artistas Plásticos de Arapiraca (AAAPA), Jailton Barbosa , o Espaço do Artesanato, que será inaugurado neste sábado (30), às 10h, no Arapiraca Garden Shopping, através de uma parceria entre o empreendimento, a Associação e a Prefeitura de Arapiraca.
O local funcionará de domingo a domingo, no mesmo horário de funcionamento das lojas do shopping.
Os vereadores, Zé Carlinhos, Melquisedec de Oliveira, Ginaldo Bicudo, Dra. Fany e Adriano Targino, garantiram que a Câmara Municipal de Arapiraca, estará sempre pronta para discutir e encontrar as soluções para os problemas da cidade.
A audiência pública foi encerrada pelo presidente Thiago LM, que agradeceu a presença de todos, em especial a filha do Mestre Noel Rosa, Regineide Rosa, que está presente e defendendo os movimentos culturais de Arapiraca, lembrando que o Poder Legislativo de Arapiraca, começa a dar passos largos ao realizar a sua primeira audiência pública de 2021, ainda em recesso parlamentar.
“Este encontro aqui hoje entre vereadores, secretários municipais, artistas e representantes dos mais diversos segmentos artísticos de Arapiraca, demonstra a vontade de todos com um único pensamento: o fortalecimento da cultura arapiraquense”, concluiu ele.
Veja também
Últimas notícias
Projeto de Cibele Moura vai transformar Igreja de São Bastião de Arapiraca em Patrimônio Imaterial
Fim de semana tem predomínio de sol, mas baixa umidade relativa do ar preocupa
Casa da Mulher Alagoana registra aumento de atendimentos e amplia proteção às vítimas
Jovem com câncer de testículo assistência oncológica no Hospital Metropolitano
Iluminação de Natal no Parque Massay-ó-k encanta maceioenses e turistas
Prazo para cadastro e recadastro do Vamu Escolar começa dia 2 de janeiro
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
