Escritório Social promove inclusão social para egressos do sistema prisional
Equipe multidisciplinar atende egressos e pré-egressos das prisões de AL
Inaugurado em 10 de dezembro do ano passado, o Escritório Social começa a fazer a diferença na vida das pessoas que estão prestes a deixar ou acabaram de sair do sistema prisional em Alagoas.
O equipamento objetiva promover a inclusão social por meio de capacitação profissional, acesso ao mercado de trabalho, assistência psicossocial, jurídica e nas áreas de educação e saúde.
Os serviços são ofertados por secretarias estaduais e municipais, com apoio da iniciativa privada e organizações da sociedade civil. As parcerias ainda estão sendo consolidadas para aumentar o volume de atendimentos.
O Escritório Social de Alagoas é o terceiro do país, e é fruto de uma cooperação entre Governo do Estado, Tribunal de Justiça de Alagoas e Conselho Nacional de Justiça, seguindo as diretrizes do Programa Fazendo Justiça, conduzido pelo CNJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Uma equipe multidisciplinar composta por três assistentes sociais, duas psicólogas e dois advogados atendem os egressos e pré-egressos do sistema prisional.
A psicóloga Blandina de Freitas explica como a psicologia também pode auxiliar nesse processo. “Sabemos que o egresso sai do sistema muito fragilizado, sem perspectivas de futuro e de emprego. Ao chegar aqui, a psicóloga vai verificar quais são os pontos fortes e fracos desse indivíduo para que a gente recoloque ele no melhor local de trabalho”.
A equipe buscará compor um plano individualizado, de acordo com as necessidades de cada egresso, como explica a assistente social Raquel Mesquita, para realizar os encaminhamentos a serviços de saúde, educação e qualificação profissional. “O egresso sai com muita dificuldade de ser reinserido nesses espaços. Para voltar para escola, ele tem alguns estigmas. A gente vai trabalhar com a rede, para quebrar esses estigmas”.
O Escritório está localizado na sede da Secretaria de Ressocialização (Seris), no bairro do Farol. Conta com laboratório de informática, sala de aula, sala para reflexão, duas salas de psicologia, duas salas de serviço social e sala para atendimento jurídico.
Últimas notícias
Governo de Alagoas e Prefeitura de Maceió antecipam salários de dezembro
Homem morre baleado com sete tiros no município de Flexeiras
Mulher não prepara sobremesa e é agredida pelo marido em Maragogi
José Antonio Kast é eleito presidente e Chile terá governo mais à direita desde a era Pinochet
Homem é acusado de agredir esposa e ameaçar matar filhos em Maragogi
Foragido da Justiça é preso por perseguição e ameaça em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
