Alagoas espera receber mais 200 mil doses de vacinas até o início de março
Em 20 dias, mais de 70 mil pessoas já foram vacinadas
Desde o início da imunização contra o novo coronavírus, Alagoas vacinou, em 20 dias, 70 mil pessoas entre idosos e profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia. O número mantém o estado em destaque no cenário nacional e confirma a evolução positiva no atendimento à população.
Durante coletiva de imprensa realizada na quarta-feira (10), o governador Renan Filho declarou que espera acelerar a vacinação a partir do recebimento de mais doses por parte Governo Federal até o início de março. “Dessas 10 milhões que estão sendo produzidas pelo Instituto Butantan e pela Fiocruz, Alagoas deve receber aproximadamente 200 mil doses”, anunciou o governador.
Até o momento, foram enviadas 162 mil doses das vacinas CoronaVac e AstraZeneca para o estado. Somente no ultimo final de semana, chegou remessa com 34.800 doses. O lote já foi distribuído com os municípios alagoanos, que ampliaram a faixa etária para vacinação de idosos a partir de 83 anos. No segmento da saúde, 45 mil profissionais – de um total de 95 mil – já receberam o imunizante.
“A expectativa é que a gente imunize a segunda metade dos profissionais de saúde mais rapidamente do que fizemos até aqui”, estimou Renan Filho, ao lado do secretário de Estado de Saúde, Alexandre Ayres. “Se ao longo do mês de fevereiro, comecinho de março, nós recebermos mais 200 mil doses, iremos dobrar a capacidade de vacinação do estado e, com certeza, garantir a imunização de todos os profissionais de saúde para avançarmos decisivamente nos idosos”, assinalou.
A confirmação da previsão depende da chegada de mais vacinas. Com a expectativa de aumento na produção em escala global, a estimativa anunciada pelo governador deve se concretizar. “Porque a capacidade produtiva do planeta para vacinas está se elevando a cada dia. A liberação da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] para outros tipos de vacina também colabora”, considerou o gestor. “Depois dos idosos, vamos priorizar os professores, para facilitar a retomada de aulas, e também as pessoas com comorbidade, com deficiências e grupos específicos”, detalhou Renan Filho.
A quarta-feira (10) também foi marcada pelo início da aplicação da segunda dose da Coronavac. “Temos expectativa de imunizar, até a primeira semana após o carnaval, 10 mil profissionais de saúde da Rede Estadual com a segunda dose”, informou o secretário Alexandre Ayres.
Em resposta aos veículos de imprensa, o governador assegurou que irá comprar vacinas, caso a possibilidade seja facultada aos estados. “O Estado de Alagoas vai comprar. Há viabilidade financeira e disposição política. Nós entendemos que, do ponto de vista político, essa é a melhor decisão porque ela incorre diretamente em salvar vidas e, consequentemente, em recuperar a economia. Por isso, entendemos que devemos fazer o esforço máximo para termos vacinas, nem que seja comprando”, avaliou.
Últimas notícias
Mano Walter publica vídeo emocionante em homenagem à sogra que faleceu sábado (22)
Embriagado, prefeito de Traipu causa acidente no Jaraguá, dizem testemunhas
Duas motocicletas colidem de frente e deixam três feridos em Craíbas
Idosa fica ferida após acidente envolvendo motocicletas em Santana do Ipanema
Cadáver em estado avançado de decomposição é encontrado na zona rural de Anadia
Adriano e Aloísio Chulapa postam vídeo descontraído enquanto curtem piscina em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
