Políticos alagoanos dividem opiniões sobre decisão que anulou condenações do ex-presidente Lula
Ministro do STF divulgou decisão na tarde desta segunda-feira, 08
A absolvição do ex-presidente da República, Luiz Inácio da Silva (PT), das condenações na operação Lava-jato, através de decisão monocrática do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, provocou reação de diversos políticos de Alagoas, que dividem opiniões sobre a sentença. Uma eventual candidatura de Lula para 2022 já começa a ser discutida, já que ele passa a condição de apto para disputar as eleições.
Analistas políticos já avaliam uma possível disputa presidencial entre Lula e Bolsonaro como bastante acirrada. Caso a candidatura do ex-presidente seja consolidada, a expectativa é que haja uma polarização no confronto pelo cargo de Presidente da República, em 2022, já que o petista representa a maioria da esquerda.
Em Alagoas, a notícia tem dividido opiniões e provocado a reação de diversas autoridades políticas. O Portal 7Segundos questionou alguns parlamentares de diferentes correntes políticas sobre qual o impacto que a decisão do ministro Edson Fachin provocará nas próximas eleições. Ex-petista, o deputado estadual Ronaldo Medeiros (MDB) disse que a sentença “foi tardia, mas a Justiça foi feita”.
Já o deputado estadual Davi Maia (DEM), destacou que a condenação já partiu por parte da população brasileira e que o ex-presidente não tem chances de ser eleito. “Todo mundo já o condenou, na verdade. Não acho que essa decisão vai ter impacto em 2022. Acho que a máscara do Lula, a máscara petista já caiu há muito tempo. Não imagino que o Lula será um adversário com possibilidade de ganhar uma eleição, especialmente quando tudo vier à tona de novo. Essa decisão só fortalece a polarização”, observou.
Para o presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (Progressistas), há dúvidas se a anulação das condenações na operação Lava-jato pode beneficiar, indiretamente, o ex-juiz Sérgio Moro. “Minha maior dúvida é se a decisão monocrática foi para absolver Lula ou Moro. Lula pode até merecer. Moro, jamais!”, escreveu o alagoano em sua rede social.
Também através das redes sócias, a vereadora por Maceió, Teca Nelma, afirma que a decisão “com certeza mudará os rumos da política brasileira”. Ela provocou seus seguidores a opinarem sobre o assunto.
Últimas notícias
Ampliação da Av. Durval de Góes Monteiro avança com liberação de novo trecho
Jovem é preso em flagrante acusado de tráfico de drogas em Messias
Governo de Alagoas estabelece calendário de pagamento de servidores públicos em 2026
PM descobre drogas enterradas no Sertão e apreende arma de fogo em Porto Real do Colégio
Prefeitura de Porto Calvo promove Jornada Pedagógica 2026
IML aponta afogamento como causa da morte de jovem em barragem em Campo Alegre
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
