PL de Rodrigo Cunha obriga todos os estados a criarem delegacias de atendimento 24h à mulher
Aprovação aconteceu nesta quinta-feira (11), na semana do Dia Internacional da Mulher
Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Senado aprovou nesta quinta-feira (11) o projeto de lei de autoria do senador Rodrigo Cunha que prevê o aumento de Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs).
Quando o projeto entrar em vigor, o governo repassará recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública para que os estados criem novas DEAMs. Essas unidades da Polícia Civil deverão prestar assistência psicológica e jurídica às vítimas de qualquer tipo de violência.
Além disso, as DEAMs deverão funcionar em horário ininterrupto, 24 horas por dia (inclusive nos feriados e fins de semana), e contar preferencialmente com policiais do sexo feminino e sala reservada para o atendimento.
Segundo o IBGE, em 2019 apenas 8,3% dos municípios brasileiros tinham delegacias especializadas de atendimento à mulher. Em Alagoas há somente 2 DEAMs. O projeto de Rodrigo vem para mudar essa realidade, ampliando a acolhida às mulheres vítimas de violência e prevenindo a perpetuação de crimes contra elas.
“Conheço a realidade de violência contra as mulheres. Sei que na maioria dos casos elas são vítimas de quem elas confiam, dentro de casa. É fundamental que existam mais delegacias preparadas para receber a mulher vítima de violência, onde ela possa ser atendida por outra mulher, e que funcione 24 horas por dia”, aponta Rodrigo.
No Brasil, milhões de mulheres são vítimas de violência todos os anos. A proximidade com o agressor, a dependência e o medo de represália são fatores que desencorajam a vítima de buscar assistência. Por isso, é fundamental que um local seguro e de atendimento ininterrupto esteja à disposição delas.
O número de vítimas fatais tem aumentado no Brasil. De 2016 a 2019 os feminicídios cresceram 43%. Em 90% dos casos, o crime foi praticado pelo companheiro ou ex-companheiro. A pandemia também tem ampliado a convivência, as dificuldades de relacionamento e com isso a incidência de crimes e agressões em casa. A aprovação desse projeto vem, portanto, em boa hora.
Na semana da mulher, o Senado vem fazendo um esforço concentrado para aprovar matérias que fortalecem os direitos femininos. Nesta semana foi aprovado o projeto que tipifica o crime de perseguição (conhecido como Stalking), relatado por Rodrigo, e um projeto de resolução que garante a participação das mulheres no colégio de líderes do Senado, onde são decididas as pautas de votação. Há outras matérias de defesa das mulheres para serem votadas no Senado, como o projeto que incentiva a participação feminina em áreas como ciência, tecnologia e matemática.
O projeto de autoria de Rodrigo contou com diversas menções elogiosas, especialmente das colegas senadoras. O texto segue agora para votação na Câmara dos Deputados. Após ser aprovado pelos deputados, vai à sanção presidencial.
Últimas notícias
Profetisa americana afirma que Deus começou a expor corrupção no Brasil
Dupla é presa após realizar arrastão no bairro Pinheiro, em Maceió
Prefeitura de Traipu entrega Centro Administrativo e outras obras no Quilombo Mumbaça
Homem invade estabelecimento e furta mais de R$ 1 mil em Arapiraca
Feira Grande envia 16 ônibus com mais de 600 romeiros para romaria em Juazeiro do Norte
Governo de Alagoas patrocina Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
