Educação

Retorno das aulas da rede municipal de Maceió acontece na próxima segunda-feira (15), de forma online

Plataforma colaborativa traz tecnologia ao dia a dia das aulas; alunos e professores ficarão mais conectados

Por 7Segundos com Ascom Semed 11/03/2021 19h07
Retorno das aulas da rede municipal de Maceió acontece na próxima segunda-feira (15), de forma online
Semed deve acompanhar construção de unidades - Foto: Assessoria

As aulas da rede municipal de educação de Maceió recomeçam no dia 15 de março de forma online como forma de segurança contra a Covid-19. E, para assegurar boas práticas pedagógicas, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) firmou uma parceria com a Google For Educacion, uma plataforma educacional colaborativa que otimiza o aprendizado.

De acordo com o secretário de educação, Elder Maia, a parceria com a empresa permite, também, que educadores e alunos fiquem mais próximos. “Através da plataforma, os alunos, além das aulas, têm acesso a atividades disponibilizadas pelos professores através da nuvem da Google. Dessa forma, o aluno não deixará de exercitar os conhecimentos aprendidos durante as aulas, antes presenciais, mas agora de forma online”, disse.

Outra tecnologia que será usada durante as aulas remotas foi desenvolvida pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o aplicativo Escola em Todo Lugar. A ferramenta possibilita e fortalece a criação de uma rotina de estudos.

Internet para todos


Para garantir a funcionalidade da plataforma Google For Education e o aplicativo Escola em Todo Lugar, a Semed distribuirá gratuitamente mais de 40 mil chips de dados de internet para os estudantes e professores da rede municipal de educação. “Com as ferramentas de apoio garantidas, também temos que pensar em como manter a frequência desses alunos. Para isso, vamos garantir o acesso à internet a todos da rede – professores e alunos”, destacou Elder.

Os chips terão pacote de dados de 3GB mensais com acesso às três principais operadoras que atuam no mercado: Tim, Vivo e Oi.