Apesar de UTIs lotadas, orla de Maceió registra aglomerações neste domingo
Dos 326 leitos de UTIs criados, 270 estavam ocupados até às 14h58
Com bares e restaurantes fechados, o primeiro domingo de restrições para tentar conter a Covid-19 levou uma multidão à orla de Maceió. Tanta movimentação que, não fossem as raríssimas máscaras, imagens feitas por transeuntes, poderiam ser confundidas com as do último verão - antes do início da pandemia.
Mais lotadas do que as praias, no entanto, estão as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) que atendem exclusivamente pacientes contaminados com a Covid-19. Se na areia ainda há espaço para aglomerações, nos hospitais da rede pública e contratualizados a ocupação é de 83%. Dos 326 leitos criados, 270 estavam ocupados até às 14h58 de hoje.
Mudanças de fase em Alagoas
A rápida e constante evolução nos indicadores em Alagoas, observada ao longo das últimas semanas, confirma a alteração expressiva num panorama que, até o final do ano, se apresentava estável e controlado. O Governo do Estado agiu ao primeiro sinal de variação no comportamento da pandemia. No intervalo de três dias, decretou duas mudanças de fase no Plano de Distanciamento Social Controlado.
Pelo menos até o próximo dia 16 de março, as cidades situadas no Agreste e no Sertão do estado ficam na Fase Vermelha, e Maceió e os demais municípios seguem na Fase Laranja. Ao passo que segue para vacinar profissionais de saúde e a população acima de 75 anos com o máximo de celeridade, o Governo de Alagoas também investe na ampliação de leitos exclusivos para tratamento de pacientes com Covid-19.
Contudo, como preconizam médicos, especialistas e autoridades, o controle da pandemia só será possível com a contribuição de toda a população. Enquanto a vacinação não chega para todos, o combate à Covid-19 e suas variantes só surtirá efeito com respeito ao distanciamento social, uso de máscaras, higienização das mãos com água e sabão ou álcool 70% e o cumprimento dos protocolos sanitários estabelecidos por decreto governamental.
Últimas notícias
Obras do Canal do Ipanema avançam e chegam a trecho próximo à Unima
Prefeitura inicia montagem da ornamentação para festival internacional de cultura
Mário Frias critica operação e diz que emenda de R$ 2 milhões é regular
Prefeitura e DNOCS levam água para comunidades rurais de Palmeira dos Índios
Ronaldo Caiado é internado em hospital de SP para tratar faringite aguda
Adolescente é apreendido após agressão que terminou na morte de homem em Igaci
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
