Covid-19 já infectou 120 motoristas e cobradores de ônibus em Maceió
Empresas seguem determinações para que os riscos de transmissão sejam mínimos
Em meio à pandemia de Sars-CoV-2, uma classe de trabalhadores que presta serviço essencial à população está com medo. Motoristas e cobradores de ônibus já somam 120 casos de contaminação pelo coronavírus, até o mês de fevereiro de 2021, segundo levantamento do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb).
De acordo com o Sinturb, a capital alagoana conta com mais de 3 mil funcionários, o que representa um total de aproximadamente 4% de contaminações. O número, de acordo com o presidente do Sinturb, Guilherme Borges, reforça que todas as empresas seguem as determinações para que os riscos de transmissão sejam mínimos.
“Desde o início da pandemia, estamos higienizando e sanitizando nossos ônibus diariamente, e orientando todos os funcionários e passageiros a terem os cuidados necessários. A segurança dos passageiros sempre esteve em primeiro lugar, e mesmo com o desequilíbrio financeiro causado pela queda no número de usuários durante o período, mantivemos o serviço em funcionamento seguindo todas as normas estabelecidas pelos órgãos competentes”, explica Borges.
As empresas seguem exigindo o uso obrigatório de máscaras dentro dos ônibus, e recomendando que cada usuário do transporte urbano porte sempre álcool 70% para seus próprios cuidados pessoais.
Estudo mostra que transporte público não é ‘vilão’; prevenção reduz contágio
Um estudo técnico realizado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) em setembro de 2020, obtido pelo Sinturb, já evidenciava que os ônibus não representam um risco de contágio maior do que outros ambientes. Na verdade, o que de fato aumenta a probabilidade de contaminação é a falta de cuidado individual, ou seja, não usar máscaras ou higienizar bem as mãos ao ter contato com objetos e áreas de grande circulação de pessoas.
O estudo técnico “Análise da Evolução das Viagens de Passageiros por Ônibus e dos Casos Confirmados da Covid-19” (disponível em https://bit.ly/2OWX5Lx) foi realizado com dados de 15 sistemas de transporte de 171 municípios brasileiros, responsáveis por 325 milhões de viagens por mês ou 13 milhões por dia, o equivalente a 32,5% dos deslocamentos, cruzados com registros de casos da doença do Sistema Único de Saúde (SUS).
Últimas notícias
Polícia Civil localiza jovem desaparecida no mesmo dia em Maceió
IML de Arapiraca procura familiares de homem identificado como Julio César Furtado
Lula critica fim do imposto sindical e diz que movimento foi asfixiado
Polícia Militar recupera calçados furtados de loja no Centro de Arapiraca
Faltam 20 dias para fechamento do cadastro eleitoral para as Eleições 2026
Palmeira dos Índios se prepara para realizar tradicional Romaria de Frei Damião
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
