Relatório da Ufal aponta aumento de 30% no número de óbitos por Covid-19
Segundo o documento, houve um aumento de 21% no número de novos casos
Alagoas registrou um aumento de 30% no número de óbitos por Covid-19 e de 21% no de novos casos da doença causada pelo novo coronavírus. Os dados são do relatório do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19 e, após o encerramento da 10ª semana epidemiológica, os indicadores continuam apontando um descontrole da pandemia.
O crescimento do número de casos foi observado em diversas regiões, incluindo Maceió, que registrou um aumento de 733 casos. O documento detalha que Arapiraca, a capital e a 10ª Região Sanitária foram as localidades que apresentaram as maiores incidências em relação às suas populações na 10ª SE, com 259, 224 e 70 casos para cada 100 mil habitantes, respectivamente.
Já sobre os óbitos, o estado voltou a superar a marca de 100 mortes por semana, algo que não acontecia desde o começo de agosto de 2020.
“Considerando que a proximidade do período de circulação de outros vírus respiratórios na região Nordeste, como os influenza, poderia explicar esse aumento súbito de casos suspeitos, bem como um possível aumento na incidência de dengue, a alta proporção dos resultados positivos nos exames realizados pelo Lacen evidencia que a incidência de casos de COVID-19 poderia ser bem maior do que a apontada nos boletins oficiais”, consta no relatório.
Quando o assunto é ocupação hospitalar, o último boletim publicado pela Sesau no dia 14 apontou um aumento de 27 leitos no uso dos leitos de UTI, em relação ao início da semana anterior, fazendo com que 271 dos 326 leitos estivessem ocupados, o que gera uma taxa de ocupação de 83%. Ou seja, existe espaço em UTI para apenas 55 pessoas em todo o estado.