"Para mim hoje está sendo metade de um alívio", diz Idosa ao receber primeira dose
Vacinação para a população de 74 anos ou mais se iniciou nesta quinta nos seis postos da capital
Os idosos de 74 anos ou mais de Maceió já estão recebendo as primeiras doses da vacina Butantan/Corona Vac, a partir desta quinta-feira (18), nos seis pontos de vacinação dispostos na capital.
A nossa equipe de reportagem se deslocou até o posto de vacinação localizado no Maceió Shopping, para buscar relatos dos primeiros idosos na faixa etária indicada a receberem as suas tão esperadas doses do imunizante.
No local encontramos Maria do Carmo Nunes, aposentada, mãe de 7 filhos, com 17 netos e mais 6 bisnetos, a senhora encontrava-se ansiosa para finalmente, após um ano, conseguir a sua imunização.
“Foi difícil, sou aposentada, moro só, minhas filhas me ajudam, mas graças a Deus estou vencendo. Não é fácil para ninguém, não foi fácil, está sendo difícil para todo mundo. Eu hoje me sinto aliviada, por tomar a primeira dose, não dormi de noite pensando nessa vacina, perdi até o horário”, contou sorridente.
Animada com a possibilidade de ser imunizada em meio a pandemia, Maria do Carmo demonstrou alívio ao receber a sua dose inicial da Corona Vac. Contente, a idosa preparou um cartaz em agradecimento aos profissionais de saúde.
“Para mim hoje está sendo metade de um alívio a gente poder sair, não sem máscara, porque a máscara continua, isso não resta dúvida, precisamos manter a nossa saúde, a gente precisa manter a nossa saúde e eu agradeço a Deus, aos nossos governantes e ao pessoal da saúde, que tem se dedicado", relatou.
Para ela, a pandemia foi difícil. A crise da Covid-19 levou consigo o seu ex-marido e seu cunhado de 53 anos, contudo isso não foi o suficiente para tirar o brilho de seu olhar. Com fé, Maria pediu a Deus que todos fossem vacinados.
“Peço a Deus que todas as pessoas cheguem a esse ponto e que a nossa Alagoas seja toda vacinada, como também o nosso Brasil e porque não dizer o mundo?”, disse.
Além da dona Maria do Carmo, nossa equipe encontrou Marcelo Ronaldo Nascimento na fila de vacinação, Lá, o Policial Militar aposentado estava aguardando a sua vez de receber a vacina.
Disciplinado, seu Ronaldo revelou estar em quarentena há um ano, aguardando ansiosamente pelo dia em que receberia a sua imunização.
“Olhe eu estou em quarentena desde o dia 12 de março do ano passado, completei agora um ano. Verdadeiramente esse momento era esperado, graças a Deus chegou hoje e espero tomar a segunda dose e com a proteção de Deus eu tenho certeza que não só eu, mas todos nós podemos nos livrar dessa pandemia e quem sabe num futuro bem próximo estaremos nos abraçando”, comentou aliviado.
Para Ronaldo, enfrentar a pandemia também não foi nada fácil. Com a notícia do falecimento de seus amigos, primas e até mesmo a irmã de seu cunhado, qualquer pessoa estaria completamente abalada. Mas, para ele, a fé o manteve são.
“Foi difícil, só não foi tão difícil porque penso que as mãos de Deus estão sobre nós. Acho que a política foi um pouco nociva nesse momento, poderiam haver mais união do Governo Federal, Governo Estadual e Municipal, eu tenho certeza que assim muitas vidas seriam poupadas", disse.
Tecendo críticas à atuação do Governo no combate à pandemia, o militar acredita que a solução para este problema está na união entre os Governos.
“Poderia melhorar, essa questão política foi nociva, acho que o entrelaçamento entre Governo Federal, Estadual e Municipal teria poupado pelo menos 50% das vidas. É uma pena que tenha acontecido isso, mas sirva de lição”, finalizou.
COMO SE VACINAR
Para se vacinar, basta se dirigir a um dos postos de vacinação localizados na capital das 9h às 16h, sendo eles dispostos no Maceió Shopping, Estacionamento do Jaraguá, Shopping Pátio, Papódromo, Justiça Federal e no Ginásio Arivaldo Maia.
Os idosos deverão apresentar documento com foto e CPF para receberem as suas doses. As pessoas acamadas, poderão fazer o cadastro para a vacinação, das 8h às 17h, no telefone 3312-5589 e pelo e-mail [email protected]. Para o cadastro, é necessário nome completo, idade, data de nascimento, CPF, endereço completo, ponto de referência, contato e nome do responsável.