Datafolha: para 79%, pandemia está fora do controle; medo é recorde
Colapso do sistema de saúde no país fez aumentar de 62% para 79% o percentual de brasileiros que acham que a pandemia está sem controle

Em meio ao colapso do sistema de saúde por todo o país e à troca de ministros na Saúde, 79% dos brasileiros acham que a pandemia está sem controle, ante 62% que manifestavam essa opinião em janeiro. Outros 18% dizem que a situação está parcialmente controlada, 2% acreditam que está totalmente controlada, e 1% não sabe.
Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (19/3), o medo de pegar o coronavírus também atinge níveis recordes. Dos entrevistados, 55% declaram ter muito medo de se infectar com o vírus, enquanto o levantamento anterior, de janeiro, registrou 44%. Outros 27% têm um pouco de medo, 12% não têm e 7% relataram já ter contraído a doença.
Relataram mais medo de contrair o vírus: mulheres (61% ante 48% dos homens), pessoas mais velhas (58% da faixa etária com 45 anos ou mais, ante 48% dos de 16 a 24) e moradores do Nordeste (61% contra 44% da região Sul).
Entre os homens, houve aumento significativo dos que manifestaram ter muito temor da doença: de 33% no levantamento em janeiro, essa parcela foi para 48% entre eles. Entre mulheres, passou de 55% para 61%.
Uma parcela maior dos segmentos de jovens de 16 a 24 anos também passou a declarar um temor maior (foi de 34% para 48%). O medo entre os mais ricos, com renda mensal de mais de 10 salários mínimos, passou de 41% para 55%.
Esses estratos da população têm sido particularmente afetados na atual fase da pandemia. Depois de aglomerações no fim do ano e no Carnaval, médicos têm observado uma presença maior de pacientes jovens nas Unidades de Terapia Intensivas (UTIs).
O levantamento foi feito por telefone com 2.023 pessoas de todos os estados do país nos dias 15 e 16 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Percepção da pandemia por estratos
A percepção de que a pandemia está fora do controle é mais alta entre os que reprovam o governo Bolsonaro (94%) e entre os que não confiam nas declarações dele (93%). O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) adotou uma postura negacionista desde o início da pandemia, negando a gravidade do vírus e propagando um tratamento com medicamentos sem eficácia comprovada.
É maior também entre mulheres (85%, contra 73% entre os homens) e entre os mais pobres (82% ante 69% dos mais ricos)
Considerando-se a religião, a parcela dos entrevistados pelo Datafolha que declara ter muito medo de pegar a Covid-19 é maior entre os católicos (61%) do que entre os evangélicos (45%). Já a percepção de que a pandemia está fora de controle não varia tanto entre os dois grupos — fica em 81% e 76%, respectivamente.
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
