Datafolha: para 79%, pandemia está fora do controle; medo é recorde
Colapso do sistema de saúde no país fez aumentar de 62% para 79% o percentual de brasileiros que acham que a pandemia está sem controle

Em meio ao colapso do sistema de saúde por todo o país e à troca de ministros na Saúde, 79% dos brasileiros acham que a pandemia está sem controle, ante 62% que manifestavam essa opinião em janeiro. Outros 18% dizem que a situação está parcialmente controlada, 2% acreditam que está totalmente controlada, e 1% não sabe.
Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (19/3), o medo de pegar o coronavírus também atinge níveis recordes. Dos entrevistados, 55% declaram ter muito medo de se infectar com o vírus, enquanto o levantamento anterior, de janeiro, registrou 44%. Outros 27% têm um pouco de medo, 12% não têm e 7% relataram já ter contraído a doença.
Relataram mais medo de contrair o vírus: mulheres (61% ante 48% dos homens), pessoas mais velhas (58% da faixa etária com 45 anos ou mais, ante 48% dos de 16 a 24) e moradores do Nordeste (61% contra 44% da região Sul).
Entre os homens, houve aumento significativo dos que manifestaram ter muito temor da doença: de 33% no levantamento em janeiro, essa parcela foi para 48% entre eles. Entre mulheres, passou de 55% para 61%.
Uma parcela maior dos segmentos de jovens de 16 a 24 anos também passou a declarar um temor maior (foi de 34% para 48%). O medo entre os mais ricos, com renda mensal de mais de 10 salários mínimos, passou de 41% para 55%.
Esses estratos da população têm sido particularmente afetados na atual fase da pandemia. Depois de aglomerações no fim do ano e no Carnaval, médicos têm observado uma presença maior de pacientes jovens nas Unidades de Terapia Intensivas (UTIs).
O levantamento foi feito por telefone com 2.023 pessoas de todos os estados do país nos dias 15 e 16 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Percepção da pandemia por estratos
A percepção de que a pandemia está fora do controle é mais alta entre os que reprovam o governo Bolsonaro (94%) e entre os que não confiam nas declarações dele (93%). O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) adotou uma postura negacionista desde o início da pandemia, negando a gravidade do vírus e propagando um tratamento com medicamentos sem eficácia comprovada.
É maior também entre mulheres (85%, contra 73% entre os homens) e entre os mais pobres (82% ante 69% dos mais ricos)
Considerando-se a religião, a parcela dos entrevistados pelo Datafolha que declara ter muito medo de pegar a Covid-19 é maior entre os católicos (61%) do que entre os evangélicos (45%). Já a percepção de que a pandemia está fora de controle não varia tanto entre os dois grupos — fica em 81% e 76%, respectivamente.
Últimas notícias

Semana da Caatinga tem início em Delmiro Gouveia com ações de educação ambiental e plantio de mudas

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
