Covid -19

Tereza Nelma pede prioridade na vacinação das comunidades Quilombolas

O Estado conta com 70 comunidades que vivem em situação de extrema pobreza

Por Assessoria 22/03/2021 17h05
Tereza Nelma pede prioridade na vacinação das comunidades Quilombolas
Tereza Nelma pede prioridade na vacinação das comunidades Quilombolas de Alagoas - Foto: Assessoria

A deputada federal Tereza Nelma solicitou ao governador Renan Filho, por meio de ofício, a priorização dos quilombos na imunização contra COVID-19. No documento, a deputada diz que são 70 comunidades Quilombolas em todo Estado, com uma média de 180 a 200 famílias por comunidade e uma média de seis pessoas por domicílio.

De acordo com a parlamentar, as comunidades precisam ser priorizadas em razão da situação extrema de miséria, sem acesso a água de qualidade, o que os torna vulneráveis diante da pandemia já que as mãos devem ser higienizadas regularmente. Algumas, segundo a deputada, enfrentam casos de subnutrição e até de nanismo.

“Fiz esse apelo porque as comunidades precisam com urgência de um plano de ação para prevenção e enfrentamento da Covid-19; São pessoas que vivem em péssimas condições, que não conseguem seguir os protocolos básicos de segurança”, defende Tereza.

“Eles também estão sofrendo com a falta de alimentos, fator agravado consideravelmente pela pandemia e isso também os deixam mais vulneráveis”, ressaltou a deputada.

O pedido de Tereza Nelma também foi protocolado junto ao Ministério da Saúde para que essa prioridade seja contemplada no Plano Operacional da Estratégia de Vacinação do Brasil.