Política

Recado de Arthur Lira à Bolsonaro deve provocar queda de ministro das Relações Exteriores

Presidente da Câmara acredita que Ernesto Araújo tem atrapalhado negociação com países para aquisição de vacinas

Por Berg Morais 25/03/2021 16h04
Recado de Arthur Lira à Bolsonaro deve provocar queda de ministro das Relações Exteriores
O presidente da Câmara, Arthur Lira, quer dar celeridade à votação da proposta - Foto: Waldemir Barreto / Agência Senado

O último discurso do presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (Progressistas), está sendo tratado como um recado direto ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e tem repercutido na imprensa nacional como “morde e assopra”. Destacando que há “remédios amargos”, mas que espera não precisar usar, a fala do deputado federal alagoano parece já está fazendo efeito.

Arthur Lira não saiu convencido de reunião realizada na manhã desta quinta-feira (25) com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e acredita que existe a necessidade de melhorar as negociações com outros países para facilitar a aquisição de novas vacinas.

Vendo uma possível omissão de Ernesto Araújo no trato com a pandemia, Lira e o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, estão iniciando uma rodada de conversas com embaixadas de diversos países no Brasil, no sentido de estreitar as relações e facilitar a compra de uma grande quantidade de imunizantes para acelerar a vacinação de toda população com mais agilidade.

Após o endurecimento do tom de Arthur Lira, o Planalto já tem trabalhado na busca de nomes para o ministério das Relações Exteriores e que podem evitar uma crise política e institucional entre os Poderes Executivo e Legislativo.

Até o líder do Governo na Câmara, deputado federal Ricardo Barros (Progressistas-PR), avaliou como positivo o discurso de Arthur Lira e concorda que Ernesto Araújo não pode permanecer no cargo. O problema é que o ainda ministro das Relações Exteriores conta com o apoio da ideológica bolsonarista, liderada pelo filho do presidente, Eduardo Bolsonaro.

Senadores governistas e oposicionistas defendem que o nome do novo ministro saia da Casa e que seja diplomático. O ex-presidente da República e senador por Alagoas, Fernando Collor (PROS), está no topo da lista de favoritos para o Ministério das Relações Exteriores.