Recado de Arthur Lira à Bolsonaro deve provocar queda de ministro das Relações Exteriores
Presidente da Câmara acredita que Ernesto Araújo tem atrapalhado negociação com países para aquisição de vacinas

O último discurso do presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (Progressistas), está sendo tratado como um recado direto ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e tem repercutido na imprensa nacional como “morde e assopra”. Destacando que há “remédios amargos”, mas que espera não precisar usar, a fala do deputado federal alagoano parece já está fazendo efeito.
Arthur Lira não saiu convencido de reunião realizada na manhã desta quinta-feira (25) com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e acredita que existe a necessidade de melhorar as negociações com outros países para facilitar a aquisição de novas vacinas.
Vendo uma possível omissão de Ernesto Araújo no trato com a pandemia, Lira e o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, estão iniciando uma rodada de conversas com embaixadas de diversos países no Brasil, no sentido de estreitar as relações e facilitar a compra de uma grande quantidade de imunizantes para acelerar a vacinação de toda população com mais agilidade.
Após o endurecimento do tom de Arthur Lira, o Planalto já tem trabalhado na busca de nomes para o ministério das Relações Exteriores e que podem evitar uma crise política e institucional entre os Poderes Executivo e Legislativo.
Até o líder do Governo na Câmara, deputado federal Ricardo Barros (Progressistas-PR), avaliou como positivo o discurso de Arthur Lira e concorda que Ernesto Araújo não pode permanecer no cargo. O problema é que o ainda ministro das Relações Exteriores conta com o apoio da ideológica bolsonarista, liderada pelo filho do presidente, Eduardo Bolsonaro.
Senadores governistas e oposicionistas defendem que o nome do novo ministro saia da Casa e que seja diplomático. O ex-presidente da República e senador por Alagoas, Fernando Collor (PROS), está no topo da lista de favoritos para o Ministério das Relações Exteriores.
Últimas notícias

Traficante 'Palyboy' morto em confronto é suspeito de participar de roubos de relógios de luxo, em Maceió

Israel mantém ofensiva em Gaza, mesmo após apelo de Trump

Cientistas descobrem nova espécie de mamífero após anos de estudo no Peru

Drones russos atacam estação de trem na Ucrânia e deixam 30 feridos
![[Vídeo] Acidente na Chã de Bebedouro deixa condutor ferido em Maceió](https://img.7segundos.com.br/jcRIOyuRra5T-BUyvkcDlWw4t5M=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-10-04-at-105234.jpeg)
[Vídeo] Acidente na Chã de Bebedouro deixa condutor ferido em Maceió

Metanol: governo compra novo antídoto do Japão para tratar intoxicação
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
