Covid -19

Renan sanciona lei que autoriza Estado a comprar vacinas; Sputnik deve chegar em abril

Doses da vacina russa Sputnik V podem chegar em abril ao estado

Por 7Segundos 26/03/2021 13h01 - Atualizado em 26/03/2021 14h02
Renan sanciona lei que autoriza Estado a comprar vacinas; Sputnik deve chegar em abril
Marcelo Victor ao lado de Renan Filho - Foto: Reprodução/Instagram

O governador Renan Filho (MDB) fez uma transmissão ao vivo, no final da manhã desta sexta-feira (26), para anunciar que assinou a sansão da lei nº 14.125, de autoria do próprio Governo de Alagoas e que autoriza o Estado a adquirir vacinas contra Covid-19 diretamente de laboratórios.

No entanto, a lei foi sancionada com veto a parágrafo de um artigo. A emenda parlamentar em questão proibia que o Governo de Alagoas ultrapassasse o limite de remanejamentos de verbas previsto da Lei Orçamentaria Anual no momento em que fosse comprar os imunizantes.

Em sua fala, Renan Filho explicou que o Estado deverá gastar cerca de US$ 21 milhões na aquisição de doses da vacina russa Sputnik V, ou seja, cerca de mais de R$ 118 milhões a depender da taxa cambio no dia da compra.

“Vamos precisar remanejar um volume de recursos considerável. No ano passado, não sabíamos que o Estado precisaria desembolsar esse volume, por isso, não provisionamos no orçamento. Como o limite de remanejamentos já está muito próximo, não daria para cumpri-lo. Estou ventando este artigo para assinar o contrato e conseguir comprar a vacina sputinik”, esclareceu.

O chefe do Executivo estadual ainda afirmou que, após o trâmite, o primeiro lote de doses da vacina russa já deve chegar ao estado em abril.