Casos de covid-19 cresceram mais de 500% entre jovens, diz Fiocruz
Boletim divulgado nesta sexta-feira (26) mostra aumento da doença entre brasileiros com idades de 30 a 59 anos
Casos de covid-19 entre pessoas com idades de 30 a 59 anos cresceram mais de 500% desde o começo do ano no Brasil, segundo o boletim do Observatório Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) divulgado nesta sexta-feira (26).
De acordo com as informações, o número de casos diagnosticados entre a faixa etária de 30 a 39 anos cresceu 565,08%, já entre as pessoas com idades de 40 a 49 anos o aumento foi de 626% e de 525,93% entre as de 50 a 59 anos. Os dados dizem respeito à Semana Epidemiológica 1 de 2021 até a 10 (7 a 13 de março).
Em relação ao número de mortes no mesmo período o aumento é menos expressivo: 352,62% entre faixa de 30 a 39 anos, 419,23% para a faixa de 40 a 49 anos e de 317,08% para a faixa de 50 a 59 anos. Mortalidade continua concentrada entre pessoas mais velhas.
Os pesquisadores da Fiocruz ressaltam que o crescimento na procura dos serviços de saúde por pacientes jovens sintomáticos começou a ser observado desde o início da segunda onda da pandemia, entre 8 a 14 de novembro do ano passado.
Segundo a Fiocruz, a mudança no perfil de pessoas acometidas pela doença é inicial, mas contribui para o cenário de colapso do sistema de saúde do país. “Por se tratar de população com menos comorbidades – e, portanto, com evolução mais lenta dos casos graves e fatais, [jovens] demandam frequentemente uma permanência por maior tempo em internação em terapia intensiva”, diz o boletim.
A Fiocruz voltou a destacar a importância de medidas como o lockdown e a aceleração da vacinação para conter o avanço da pandemia. “O ritmo lento em que se encontra a vacinação contribui para prolongar a duração da pandemia e da adoção intermitente de medidas de contenção e mitigação”, ressaltam os pesquisadores responsáveis pelo boletim.
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
