Aplicativo da Ufal demonstra que ninguém usou máscara em 67% das aglomerações
‘Casa’ e ‘rua’ são os locais mais citados como pontos de aglomeração
As medidas de restrições para conter a covid-19 seguem na fase vermelha em Alagoas e o aplicativo desenvolvido na Ufal para ajudar a identificar pontos de aglomeração continua registando o comportamento das pessoas que destoam das recomendações seguras. Do total de registros, nenhuma pessoa estava usando máscara em 67% das aglomerações cadastradas.
Em quase um ano do app lançado, o gráfico que acompanha a linha do tempo com as aglomerações cadastradas por dia mostra situações semelhantes todos os finais de semana, quando os registros sofrem um pico. Assim aconteceu nos últimos três sábados, dias 13, 20 e 27 de março, com os maiores números de pessoas reunidas num só lugar, mesmo com os crescentes registros de casos e mortes por covid-19.

De acordo com informações do dashboard, o painel visual onde os indicadores relevantes do aplicativo ficam centralizados, nenhuma pessoa estava usando máscara em 67% das aglomerações cadastradas. Isso representa dois terços do total. E outro comportamento identificado nesta fase da pandemia é que houve mudanças no ranking dos dez locais mais citados. Isso refletiu na nuvem de palavras mais utilizadas pelos usuários, que agora desponta ‘casa’ como uma das que mais se destacam, ao lado de ‘rua’ e ‘praça’.
Segundo o criador do app, professor Márcio Ribeiro, do Instituto de Computação (IC), lugares como bares e agências bancárias continuam aparecendo na lista, mas os usuários diminuíram a frequência do registro. Ribeiro também informou que o aplicativo já foi utilizado em quase todos os estados do território nacional, com a única exceção para Rondônia, onde não há cadastro, e vários outros países, a exemplo do Chile, onde houve registro de aglomeração no último final de semana.
O software é de simples manuseio, para que todos os interessados possam baixar e inserir informações. “Para que funcione efetivamente, é preciso a adesão de colaboradores. Por isso, quanto mais pessoas usarem e divulgarem o aplicativo, mais informações teremos em tempo real”, lembrou Ribeiro.
Sobre o app
O aplicativo Covid Aglomerações permite que pessoas possam registrar, identificar e rastrear aglomerações no mapa. Lá ficam sinalizados todos os pontos das últimas 24 horas e, em outra aba, as informações aparecem em cores diferenciadas, considerando o número estimado de pessoas. Também ficam salvos os dados sobre local, dia e horário em que a aglomeração foi vista.
Para facilitar o acompanhamento em tempo real, a equipe do Laboratório de Engenharia e Sistemas (Easy) do IC envolvida no projeto, lançou um site onde é possível visualizar o mapa das aglomerações cadastradas.
Saiba mais sobre o app, disponível para download na Play Store e na Apple Store.
Veja também
Últimas notícias
Recurso de Bolsonaro será julgado em plenário virtual em novembro
Após FIV, mulher de 62 anos dá à luz 6º filho; médica explica técnica
Mulher leva bebê reborn “com gripe” para UPA, que nega atendimento
Golden vira sensação ao aparecer em mais de 1.000 fotos do Google
Paulo Dantas anuncia maior concurso público da história de AL com mais de 11 mil vagas
Prefeitura de Maragogi facilita pagamento de tributos com opção via cartão de crédito
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
