40% das cidades não têm condições ideais para conservar vacinas
O levantamento mostra que 22% dos municípios têm metade ou menos de metade das unidades de saúde com o equipamento.
Quatro a cada 10 cidades brasileiras não têm as condições ideais para armazenar vacinas contra a covid-19, de acordo com estudo que ouviu gestores de saúde de 5.569 municípios.
A pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva em parceria com o grupo Unidos pela Vacina aponta problemas de infraestrutura e falta de equipamentos na implementação do PNI (Programa Nacional de Imunização).
O item com maior escassez nas unidades de saúde é a geladeira. Os refrigeradores ideais para os imunizantes contra o coronavírus devem ter termômetro e alarme, além de estar em boas condições de conservação.
O levantamento mostra que 22% dos municípios têm metade ou menos de metade das unidades de saúde com o equipamento. Outros 18% não contam com equipamento em todas as unidades. São 6 a cada 10 cidades aquelas que têm a geladeira ideal para conservação das vacinas contra a covid-19.
O estudo aponta que 35% dos municípios não têm uma sala de vacinação em condições adequada e 32% não têm termômetros e pilhas em número suficiente para aferir as temperaturas de caixas térmicas.
Em 19% dos municípios, a maioria das unidades de saúde não utiliza a internet para registros da vacinação. Em 12%, não há computadores. Nesses casos, o registro é feito em planilha manual e digitalizado posteriormente.
Em relação às estratégias de vacinação, 99% dos gestores municipais disseram ter adotado a aplicação em domicílio. Os sistemas de postos volantes ou drive-thru foram utilizados em 67% das cidades.
Sobre as medidas para controle da disseminação do coronavírus, apenas 1% dos gestores afirmou que nunca impôs a obrigatoriedade do uso de máscara. Foram 2% os que disseram nunca ter determinado restrições no horário de funcionamento de estabelecimentos e serviços.
A falta de imunizantes é apontada por 47% das cidades como o principal desafio para a acelerar o ritmo da vacinação, seguida pela falta de profissionais de saúde (18%) e pelos desafios de comunicação com a população (8%).
Veja também
Últimas notícias
Rede Municipal de Ensino de Palmeira inicia matrículas na segunda-feira (5)
Verão Massayó 2026: confira a programação completa de shows em Maceió
Motociclista sofre queda e fica ferido no bairro Planalto, em Arapiraca
Lula repudia ataque dos EUA à Venezuela e diz que prisão de Maduro ultrapassa “linha inaceitável”
Imagens da captura de Maduro por militares americanos circulam nas TVs da América Latina
Feira Grande recebe 2026 com festa, música ao vivo e clima familiar
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
