Renan Calheiros para Bolsonaro sobre CPI da Covid: por que tanto medo?
Senador será indicado como relator, indo de encontro ao desejo do Palácio do Planalto

A CPI da Covid está marcada para ser instalada nesta terça-feira (27) no Senado em meio a um embate na Justiça, uma guerra de narrativas sobre o combate à Covid-19 e tendo o senador Renan Calheiros (MDB) como principal porta-voz da situação.
Na noite desta segunda (26), um dia antes da data marcada para a primeira sessão, a Justiça Federal do Distrito Federal concedeu uma decisão liminar (provisória) para impedir que Renan seja nomeado relator, mas o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, já disse que não irá atender ao pedido do Judiciário.
À Folha de São Paulo Renan disse que a decisão é anômala por impedi-lo de ser eleito para um cargo que, na verdade, se dá por indicação do presidente da comissão. A regra está prevista no inciso 3 do artigo 89 do Senado. "Nunca antes houve uma decisão tão descomunal como esta", afirmou o senador. Em razão do que consideram ser um erro da decisão judicial, aliados do emedebista dizem que Renan pode ser indicado nesta terça para a relatoria da CPI.
Renan disse que recorreria, que a medida era "esdrúxula" e sem "precedente na história do Brasil" e foi "orquestrada pelo governo Jair Bolsonaro e antecipada por seu filho". "Estamos entrando com recurso e pergunto: por que tanto medo?".
A pessoas próximas Renan Calheiros afirmou que seu objetivo inicial como relator é entender o que levou o Brasil a demorar a assinar contratos para a compra de imunizantes e os entraves que geraram demora na entrega de insumos ao país.
Bolsonaro tem minoria na comissão, com apenas 4 representantes dos 11 indicados, o Palácio do Planalto falhou em articular indicações e estratégias que pudessem favorecê-lo no colegiado.
Últimas notícias

TJ reinaugura Fórum de São Miguel dos Campos na próxima segunda-feira (4)

Marcelo Beltrão pede recuperação da pista de atletismo do Cepa para revelar novos talentos

Estado transfere pacientes com transtornos mentais para residências terapêuticas

Ação integrada prende em Rio Largo mais um integrante de facção criminosa em AL

Procedimento do MP resulta em reflorestamento e ação educativa no Açude do Goiti

Ex-assessor do TSE prepara denúncia contra Moraes ao parlamento europeu, dizem aliados
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
