Renan Calheiros para Bolsonaro sobre CPI da Covid: por que tanto medo?
Senador será indicado como relator, indo de encontro ao desejo do Palácio do Planalto
A CPI da Covid está marcada para ser instalada nesta terça-feira (27) no Senado em meio a um embate na Justiça, uma guerra de narrativas sobre o combate à Covid-19 e tendo o senador Renan Calheiros (MDB) como principal porta-voz da situação.
Na noite desta segunda (26), um dia antes da data marcada para a primeira sessão, a Justiça Federal do Distrito Federal concedeu uma decisão liminar (provisória) para impedir que Renan seja nomeado relator, mas o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, já disse que não irá atender ao pedido do Judiciário.
À Folha de São Paulo Renan disse que a decisão é anômala por impedi-lo de ser eleito para um cargo que, na verdade, se dá por indicação do presidente da comissão. A regra está prevista no inciso 3 do artigo 89 do Senado. "Nunca antes houve uma decisão tão descomunal como esta", afirmou o senador. Em razão do que consideram ser um erro da decisão judicial, aliados do emedebista dizem que Renan pode ser indicado nesta terça para a relatoria da CPI.
Renan disse que recorreria, que a medida era "esdrúxula" e sem "precedente na história do Brasil" e foi "orquestrada pelo governo Jair Bolsonaro e antecipada por seu filho". "Estamos entrando com recurso e pergunto: por que tanto medo?".
A pessoas próximas Renan Calheiros afirmou que seu objetivo inicial como relator é entender o que levou o Brasil a demorar a assinar contratos para a compra de imunizantes e os entraves que geraram demora na entrega de insumos ao país.
Bolsonaro tem minoria na comissão, com apenas 4 representantes dos 11 indicados, o Palácio do Planalto falhou em articular indicações e estratégias que pudessem favorecê-lo no colegiado.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
