SSP registra mais 190 denúncias de maus-tratos contra animais em Alagoas
Só na capital foram 103 denúncias
O estado vem recebendo diversas denúncias de maus-tratos contra animais. De 1º de janeiro até 27 de abril, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) recebeu 193 denúncias em toda Alagoas, 103 delas apenas na capital. A informação foi divulgada em uma entrevista na TV Gazeta.
Segundo o delegado Leonam Pinheiro, é comum o uso e exploração de animais para fins profissionais no estado. Quando os animais perdem a utilidade, os próprios donos são os primeiros a descartá-los.
Além disso, disse que a violência é comum não somente em animais domésticos como cães e gatos, mas também em equinos.
“Não é possível que casos de maus-tratos continuem a ocorrer de modo alarmante como têm acontecido. É preciso acabar com os tipos de maus-tratos. É preciso, principalmente, punição, para que esses casos não fiquem impunes”, disse a presidente da Comissão do Bem-estar Animal da OAB, Rosana Jambo.
Leonam também mencionou a Lei Sansão, que alterou a Lei de Crimes Ambientais, aumentando a pena mínima e máxima, no caso de violência contra cães e gatos, que passou a ser de 2 a 5 anos.
Os crimes podem ser denunciados através dos números do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA): 98833-5879 / 3315-4325, da Comissão do Bem-estar Animal da OAB: 3023-7200 / 99660-0303.