Nova vacina contra covid em Alagoas; saiba mais informações sobre o imunizante da Pfizer
Já aplicada em países como Estados Unidos e Israel, a nova vacina deve reforçar o Plano Nacional de Imunização
Uma nova esperança para o Brasil. O país recebeu na semana passada o primeiro lote de vacinas da farmacêutica Pfizer contra a covid-19.
Já aplicada em países como Estados Unidos e Israel, a nova vacina deve reforçar o Plano Nacional de Imunização que, até aqui, conta com outras duas vacinas - uma produzida pelo Instituto Butantan (CoronaVac) e outra, pela Fiocruz (Oxford/AstraZeneca).
A infectologista alagoana Tereza Tenório explicou que essa é uma das vacinas mais eficiente disponibilizada. “É tudo o que a gente precisa, mais uma vacina. Ela passou pelo controle de qualidade de diversos países, e também pela Anvisa, seguindo um critério de metodologia”.
Vacina da Pfizer é segura?
Sim. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o imunizante da Pfizer é seguro. O anúncio foi feito em 23 de fevereiro deste ano, quando a agência concedeu o registro definitivo do imunizante no Brasil.
Em janeiro deste ano, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) já havia confirmado a segurança da vacina da Pfizer, que é fruto de uma parceria com o laboratório alemão BioNTech. No relatório, a agência disse que o imunizante é “seguro”. A União Europeia vacina idosos com a Pfizer desde 26 de dezembro do ano passado.
Qual o percentual de eficácia da vacina da Pfizer?
Pesquisa publicada em fevereiro na revista científica New England Journal of Medicine apontou que a vacina da Pfizer reduz em 94% os casos assintomáticos, em 92% os riscos de desenvolver um quadro grave da doença e 87% as internações por covid-19. A pesquisa foi feita com cerca de 1,2 milhão de pessoas em Israel, onde a vacina foi amplamente e rapidamente aplicada na população. Os pesquisadores consideram que os dados mostram que a fórmula é altamente eficaz.
Qual o intervalo para aplicação das duas doses da Pfizer?
De acordo com a Pfizer, o intervalo entre a aplicação das duas doses deve ser de 21 dias.