Mutirão no Mercado do Jacintinho, em Maceió, recolhe 18 toneladas de lixo
Cerca de 300 comerciantes que atuam no local serão beneficiados

O primeiro mutirão mensal de limpeza e higienização foi realizado nesta segunda-feira (3) no Mercado do Jacintinho. As ações se estenderam também para a Feirinha do bairro. Os dois espaços receberam lavagem e desinfecção. Houve, ainda, recolhimento de entulhos, limpeza de galerias de dejetos e pequenas obras de reparos.
Foram coletadas 18 toneladas de resíduos dentro e no entorno, varridos e lavados cerca de dois mil metros quadrados de área e um total de 1700 metros de calçada receberam capinação, pintura de meio-fio e limpeza.
Também foram esvaziados cerca de 150 metros de rede de esgoto, recuperadas dez caixas de passagem e feita a reposição de oito placas de concreto. Duas fossas também foram esgotadas.
O serviço começou às 8h, com o trabalho de mais de 50 servidores, e só terminou no fim da tarde, promovendo melhorias aos cerca de 300 comerciantes que atuam nos dois locais e a milhares de consumidores que passam por lá todos os dias.
A partir deste mês, os mutirões serão permanentes e ocorrem semanalmente em um sistema de rodízio que inclui quatro mercados.
Além do Jacintinho, serão beneficiados os mercados da Produção, Tabuleiro do Martins e Benedito Bentes.
Confira o calendário:
Domingo (9) e segunda-feira (10): Mercado da Produção
Segunda (17) e terça-feira (18): Mercado e Feirinha do Tabuleiro
Segunda-feira (24): Mercado do Benedito Bentes
O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) com a coordenação executiva do Gabinete do Prefeito, e tem a participação das Secretarias de Infraestrutura (Seminfra), Desenvolvimento Sustentável (Sudes), Assistência Social (Semas) e Iluminação (Sima), além da Vigilância Sanitária.
“Esses equipamentos estavam absolutamente abandonados e, agora, a Prefeitura está direcionando uma nova visão a eles, fazendo um grande trabalho que irá promover a segurança sanitária desses ambientes”, destacou o secretário executivo do Gabinete do Prefeito, Claydson Moura.
A Semtabes também irá iniciar o recadastramento dos permissionários, e as bancas que estiverem em desuso serão repassadas para novos comerciantes. Outra medida adotada é a exigência de lixeiras em cada estabelecimento, que devem ter no mínimo 60 litros e no máximo 100 litros para evitar a destinação de resíduos para as galerias.
Simultaneamente, a pasta vai ampliar o número de profissionais para a limpeza diária dos mercados, voltados especialmente para corredores e banheiros.
Últimas notícias

Água Branca: Homem é expulso por chegar tarde em casa e polícia é acionada
Homem é detido em operação policial no município de Delmiro Gouveia

Idoso arapiraquense internado em Maceió devido um câncer de pulmão, necessita de doação de sangue urgente

Moradores do bairro Bom Parto fazem protesto em decorrência da falta de água na região

Casal trabalha para restabelecer abastecimento de água para Pão de Açúcar

Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
