Ao contrário do que dizem boatos, máscaras são eficazes e seu uso é obrigatório em AL
Função das máscaras é reter gotículas de saliva que podem carregar o vírus e contaminar outras pessoas ao falar ou tossir
Circulam em Alagoas informações de que “estaria comprovado” que o uso de máscaras não ajuda na prevenção contra a Covid-19. As ideias propagadas não passam de boatos. Além de recomendações internacionais e estudos que demonstram que a máscara reduz a chance de contaminação, o uso do item é obrigatório por lei e multas podem ser aplicadas em caso de descumprimento.
No início da pandemia existiam muitas dúvidas sobre as formas de prevenção ao novo coronavírus. Com o avanço das descobertas científicas a máscara foi adotada em todo o mundo como um importante instrumento para reduzir as chances de contaminação. Apesar disso, muitos boatos tentam atrapalhar as medidas de prevenção.
A recomendação para uso de máscaras pela população em geral foi divulgada em junho de 2020, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), reconheceu a importância do uso do item de tecido por toda a população para prevenir a transmissão da doença causada pelo novo coronavírus e atualizou o seu guia de orientações a partir de evidências científicas.
Antes mesmo disso, ainda em fevereiro de 2020, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, já recomendava o uso de máscara e publicou, inclusive, uma pesquisa com a conclusão de que o uso de máscara e a restrição de refeições em bares e restaurantes ajudaram a diminuir a transmissão do vírus, o que reduziu as taxas do aumento de casos e de mortes.
Outro estudo, publicado pela revista científica Royal Society Open Science, produzido por cientistas de diferentes universidades do Reino Unido, evidenciou que as máscaras são capazes de reduzir em até 99,9% o risco de espalhar as gotículas de saliva que transportam a covid-19 ao falar ou tossir.
Em entrevista à AFP, o principal autor do estudo, Ignazio Maria Viola, especialista em dinâmica de fluidos aplicados na Escola de Engenharia da Universidade de Edimburgo, defendeu o uso das máscaras na prevenção do contágio. "Não há dúvida de que as máscaras podem reduzir consideravelmente a dispersão de gotículas potencialmente carregadas de vírus", afirmou.
Mesmo assim, a OMS explica e alerta que apenas as máscaras não são suficientes para evitar a disseminação do vírus. Elas são uma ferramenta a mais no combate à disseminação do vírus. "Máscaras por si só não vão proteger da Covid-19", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. Por isso, a importância do distanciamento social e da higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool 70º.
Obrigatoriedade
O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei 14.019/2020, publicada no Diário Oficial da União no dia 2 de julho, que torna obrigatório o uso de máscaras no transporte público e também em prisões.
Em Alagoas, o governador Renan Filho sancionou, no dia 19 de abril, a Lei Nº 8.407, publicada em edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE), que tornou obrigatório o uso de máscara de proteção contra a Covid-19 em locais públicos em todo Estado de Alagoas. O descumprimento da Lei pode acarretar multas de até R$ 505,98 para cidadãos e R$ 5.059,80 para empresas.
Alagoas Sem Fake
Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890.
Últimas notícias
CEO descobre traição e causa polêmica ao demitir funcionários: entenda
Operação Rastreio em AL e mais dez estados mira revenda de celulares roubados
MEC avalia realizar prova do Enem em outros países do Mercosul
Defesa de Bolsonaro vai entrar com novos recursos, mas já prepara laudos médicos para prisão domiciliar
Homem é preso pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e violência doméstica em Arapiraca
Há mais de um ano, médica que matou ex-marido denunciava abusos contra a filha em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
