Economia

Setor de serviços volta a cair em Alagoas no mês de março, aponta IBGE

Os números do país voltaram a ficar abaixo do patamar pré-pandemia

Por 7Segundos, com Ascom 12/05/2021 11h11 - Atualizado em 12/05/2021 12h12
Setor de serviços volta a cair em Alagoas no mês de março, aponta IBGE
PMS trabalha em todo o país com uma amostra de mais de 12 mil empresas de serviços - Foto: José Fernando Ogura-AEN

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) mostrou que Alagoas registrou uma nova queda no setor de serviços no mês de março. O mesmo ocorreu em âmbito nacional, em que setor apresentou queda de 4% na passagem de fevereiro para março, voltando a ficar abaixo do patamar pré-pandemia.

De acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira (12), houve queda em janeiro (9,6%), aumento em fevereiro (3,3%) e mais uma queda agora no mês de março (0,9%).

Na comparação entre março de 2021 e o mesmo mês do ano anterior, a queda do setor em Alagoas foi de 2,9%. Nos últimos 12 meses, o recuo verificado no volume de serviços foi de 17,2%.


Dados do Brasil

O resultado negativo do país elimina boa parte do ganho do mês anterior, que foi de 4,6%, quando superou o nível pré-pandemia pela primeira vez.

Na comparação com março de 2020, o setor teve alta de 4,5%, após 12 taxas negativas seguidas. Já o fechamento do primeiro trimestre teve queda de 0,8% frente ao mesmo período de 2020. Com isso, o volume de serviços apresenta a quinta queda consecutiva nas comparações trimestrais. O acumulado nos últimos 12 meses é de -8%.

“O setor mostrava um movimento de recuperação desde junho do ano passado e chegou a superar o patamar pré-pandemia. Mas, com a queda em março, encontra-se 2,8% abaixo do volume de fevereiro do ano passado”, explicou o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, analisando o panorama nacional.

Sobre a pesquisa


Divulgada mensalmente, a PMS trabalha em todo o país com uma amostra de mais de 12 mil empresas de serviços que possuam 20 ou mais pessoas ocupadas, além disso, a receita precisa ser proveniente principalmente da atividade de prestação de serviços.

A amostra contempla empresas cuja atividade principal está compreendida nos cinco grupamentos de atividades da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE 2.0): Serviços prestados às famílias; Serviços de informação e comunicação; Serviços profissionais, administrativos e complementares; Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio; Outros serviços.