Praça 13 de Maio é memorial da abolição da escravatura na capital
Local completa 53 anos nesta quinta-feira (13)
Localizada no bairro do Poço, parte baixa de Maceió, a Praça 13 de maio completa 53 anos nesta quinta-feira (13). O lugar foi instituído para homenagear a conquista da abolição da escravatura, que ocorreu 133 anos atrás, leva o nome da data do feito e tem uma estátua da “mãe preta” amentando uma criança, para representar as figuras maternas com a seguinte inscrição “os maceioenses à mãe preta pelo que devemos a ela”.
Por meio da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), a Prefeitura de Maceió informou ao portal 7Segundos que irá enviar uma equipe técnica ao local, para averiguar as demandas que podem ser resolvidas para revitalizar a praça. “A Sudes informa que está mapeando as praças da cidade que necessitam de revitalização”.
Inaugurada em 1968, ainda na administração do governo Divaldo Suruagy, a praça passou a integrar um novo calendário festivo por meio das celebrações de Natal, Circos Mambembes, Teatro Mamulengo, entre outras, se tornando palco de atividades artísticas como os Pastoris Estudantil e Infantil.
O lugar também possui um coreto, alguns equipamentos para prática de esportes e um jardim com uma variedade de plantas, para embelezar o local, como Língua de Leão, Mangueiras, Palmeiras, Espirradeira Vermelha, Espada de São Jorge e Acácia. Algumas delas foram plantadas e cultivadas por moradoras antigas do local.
Mas nem sempre levou esse nome. Pois, do dia 23 de junho de 1953 à 12 de maio de 1968 o lugar era conhecido como “Praça Mãe Preta”.
Últimas notícias
Em decisão institucional, Toffoli deixa caso Banco Master e ministros negam suspeição
Alertas de desmatamento caem 35% na Amazônia e 6% no Cerrado
Trump descarta punir funcionário por vídeo de casal Obama como macacos
Cratera gigante “engole” parte de avenida em Xangai, na China
Ministério Público e Defensoria denunciam irregularidades e pedem nova decisão judicial sobre abrigo em Maceió
Cabo Bebeto critica gestão do Brasil após país repetir segunda pior nota em índice de corrupção
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
