Brasil perde 2 vagas em Tóquio após mudança na classificação da Fina
Pelas nova regras, Luana Lira e Isaac Souza não irão mais aos Jogos

O Brasil perdeu duas das quatro vagas olímpicas garantidas na Copa do Mundo de Saltos Ornamentais (evento Pré-Olímpico) realizada no início deste mês em Tóquio (Japão). Na semana passada, a Federação Internacional de Natação (Fina) comunicou a desclassificação dos atletas Isaac Souza (plataforma de 10 metros) e Luana Lira (trampolim de 3m), em notificação enviada à Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)). Segundo a Confederação Olímpica do Brasil (COB), a Fina alterou as regras de classificação após a realização do Pré-Olímpico.
“A Fina deu uma nova interpretação à regra de classificação durante a Seletiva em Tóquio, informando que teve que fazer isso porque o número de atletas classificados pelo critério sempre utilizado estourou o máximo permitido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Agora estão querendo considerar classificados os finalistas. Antes eram os semifinalistas do pré-olímpico. O COB ainda aguarda comunicação oficial e o desenrolar das ações tomadas pela CBDA) para se posicionar”, afirmou o COB, na manhã desta quarta-feira (19).
A saltadora Luana Lira foi a primeira a assegurar a vaga olímpica, no último dia 3, ao chegar à semifinal da prova de trampolim de 3 metros, terminando em 18º lugar (os 18 primeiros colocados asseguravam a classificação a Tóquio). No mesmo dia, Isaac Souza também carimbou a vaga ao avançar à semifinal. plataforma de 10m, concluindo sua participação também na 18ª posição na classificação geral.
Outros dois saltadores se classificaram aos Jogos Olímpicos durante a Copa do Mundo: Kawan Pereira e Ingrid Oliveira, ambos na plataforma de 10m.
A CBDA afirmou que só irá se pronunciar sobre o assunto após esgotar todas as tentativas de enviar os aos Jogos Olímpicos.
Veja também
Últimas notícias

Gaspar permanece na oposição a Lula mesmo com federação UB-PP apoiando reeleição do presidente em 2026

Homem é achado morto com marcas de tiros em São Luís do Quitunde

Inscrições para vagas remanescentes do Fies acabam hoje

Ela Se Garante oferece aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres com instrutora em jiu-jitsu

Índice que reajusta aluguel acumula inflação de 8,50% em 12 meses

Dupla em moto assalta empresário e leva R$ 40 mil no município de Lagoa da Canoa
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
