Política

Calheiros questiona Pazuello sobre ordens de Bolsonaro para uso da cloroquina

Eduardo Pazuello encara CPI da Pandemia depois de adiar depoimento

Por 7Segundos 19/05/2021 12h12 - Atualizado em 19/05/2021 13h01
Calheiros questiona Pazuello sobre ordens de Bolsonaro para uso da cloroquina
Renan Calheiros (MDB-AL) durante sessão da CPI - Foto: Agência Senado

O ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello afirmou ao relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, senador Renan Calheiros (MDB/AL), nesta quarta-feira (19), que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nunca lhe deu ordens diretas sobre o uso da cloroquina no tratamento da Covid-19.

"Em momento algum o presidente da República me orientou ou me encaminhou ou me deu ordem para fazer nada diferente do que eu já estava fazendo. Nada. Absolutamente nada. As minhas posições e as minhas ações nunca foram contrapostas pelo presidente. Em nenhum momento o presidente me desautorizou ou me orientou a fazer qualquer coisa diferente do que eu estava fazendo", disse o ex-ministro.

No entanto, Pazuello confirmou que o Ministério da Saúde emitiu uma orientação sobre o uso do medicamento na fase grave. "Feita pela gestão de Mandetta, que é médico", ressaltou.

"Os médicos estavam usando off label. Isso é notório. Então nós redigimos uma nota técnica. Ao longo da pandemia, os médicos viram isso e, sim, começaram a ver que estava sendo usada em vários países. Estamos falando de 29 países que tem protocolo para a Covid, como Índia, República Tcheca, Venezuela e Cuba", explicou o ex-ministro.