Capital

Fome e surto de Covid: Casa de Passagem São Vicente de Paulo precisa de ajuda

Local abriga mais de 200 pessoas em situação de rua na capital

Por 7Segundos 27/05/2021 11h11 - Atualizado em 27/05/2021 11h11
Fome e surto de Covid: Casa de Passagem São Vicente de Paulo precisa de ajuda
Psicóloga Josefa Ferreira Silva - Foto: Ellen Oliveira/7Segundos

A Casa de Passagem São Vicente de Paulo, localizada na praça Dois Leões, no bairro do Jaraguá, em Maceió, precisa de ajuda. Coordenada pela Casa de Ranquines, a instituição atende geralmente pessoas em situação de rua. Na última semana, o local registrou um surto de Covid-19 pelos frequentadores.

O 7Segundos esteve no local na manhã desta quinta-feira (27) e conversou com a psicóloga Josefa Ferreira. Ela conta que 28 pacientes diagnosticados com o novo coronavírus foram encaminhados para o Hospital de Campanha Dr. Celso Tavares. "Essas pessoas começaram com sintomas gripais, outras foram positivadas durante a vacinação de ontem, após realização de testes" explicou Josefa Ferreira.

A instituição abriga mais de 200 pessoas, principalmente em situação de rua. "Temos mais de 200 abrigados na Casa de Passagem e passamos por um momento economicamente difícil. Fomos contemplados com a verba do Fecoep [Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza], mas estamos aguardando que o recurso seja disponibilizado. Também temos recursos a receber do município", detalha a psicóloga. 

TRABALHO VOLUNTÁRIO

Sem recursos para pagar salários, a Casa de Passagem conta com trabalho voluntário de psicólogo, assistente social, quatro monitores e duas cozinheiras."Estamos vindo de forma voluntária e colaborando para que essas pessoas tenham a dignidade de ter um local pra ficar. Nós fazemos tudo o que está ao nosso alcance, sem fazer distinção, da mesma forma de quando nós estávamos recebendo recursos", afirma a psicóloga.

CONTAS CHEGAM

A funcionária da Casa de Passagem afirma que as contas não param de chegar. Só de água, a instituição deve mais de R$ 20 mil. "Nós estamos passando por uma dificuldade financeira e as contas estão aumentando. Só de água estamos devendo R$ 22 mil", informou a psicóloga.

CONVÍVIO SOCIAL

Além de acolher e matar a fome de centenas de acolhidos, a Casa de Passagem São Vicente de Paulo também atua reinserindo pessoas na sociedade. "No dia a dia temos palestras, rodas de conversa, de violão, aulas de percussão, de canto, dia do batuque e cine pipoca. Temos toda uma dinâmica para mostrar o quanto eles são dignos. Eles interagem, expressam a felicidade que é estar aqui conosco ", conta a psicóloga.

NECESSIDADES

A instituição precisa da ajuda da população, principalmente, no que se refere a doação de comida e roupas. "Qualquer pessoa pode doar na Casa de Passagem; na Casa de Ranquines, na Ladeira da Catedral; ligar para o número  que iremos buscar e doar por pix para o CNPJ: 08.585.407/0001-30. Nós recebemos produtos de higiene pessoal, máscaras, álcool em gel, alimentos, entre outros", detalhou Josefa Ferreira.

Os telefones para contato são 3326-2089 / 3374-6175.