Covid: CE desmente Ministério da Saúde sobre suspeita de variante indiana
O Governo do Ceará diz que ainda não recebeu o resultado do exame da Fiocruz no estado
Apesar de o Ministério da Saúde divulgar que descartou a suspeita de infecção pela variante indiana do novo coronavírus no Ceará, o estado nordestino afirma que ainda considera o caso como suspeito.
A Secretaria de Saúde do Ceará informa que desde que foi notificada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre a suspeita, no último dia 17, está em contato com a Fiocruz Ceará, responsável pelo sequenciamento genético da amostra.
"Em contato na tarde de hoje, fomos informados de que o laudo não foi concluído", diz a secretaria.
Ao contabilizar as suspeitas de contaminação pela variante indiana no Brasil, o ministério descartou o caso no Ceará e afirma monitorar apenas três, em Minas Gerais e no Pará, que aguardam a conclusão de sequenciamento genético.
"Os casos no DF e CE foram descartados para a nova variante", informou a pasta, sem especificar qual dado foi usado para descartar o caso do estado nordestino.
Homem de 35 anos
A suspeita de infecção pela variante indiana do novo coronavírus no Ceará é de um morador de Fortaleza de 35 anos, que trabalha em uma empresa do ramo marítimo. Ele desembarcou na capital cearense no dia 9, vindo da Índia, quando testou positivo para o novo coronavírus.
"A Vigilância Epidemiológica da Sesa permanece atenta para o monitoramento de novas notificações suspeitas", reforçou a Secretaria de Saúde do Ceará.
Outros casos
Até o momento, sete pessoas foram confirmadas oficialmente com a nova variante indiana do novo coronavírus no Brasil. Seis delas estão no Maranhão, todos são tripulantes do navio MV Shandong da Zhi, que veio da África do Sul e foi fretado pela Vale para entregar minério de ferro em São Luís. Um deles, um indiano de 54 anos, está internado em estado grave em um hospital particular da capital maranhense.
O sétimo caso confirmado no país é de um morador de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, que chegou da Índia no sábado (22). Trata-se de um trabalhador da área petrolífera de 32 anos que estava no país asiático.
Ele pousou no Aeroporto de Guarulhos (SP), onde foi feito um teste RT-PCR, que confirmou a covid-19. Ele, no entanto, viajou para o Rio de Janeiro antes do resultado sair, foi para sua cidade natal, retornando à capital fluminense na segunda (24), onde está em isolamento em um hotel.
Além dos casos confirmados, Pará, Minas Gerais, Espírito Santo e Mato Grosso investigam suspeitas de contaminação pela variante que surgiu do país asiático. O Distrito Federal também chegou a ter casos suspeitos, que foram descartados.
Últimas notícias
Alagoas terá dias de sol entre nuvens e chuva passageira até sexta-feira
Polícia descarta envolvimento de outros políticos com o Comando Vermelho
Gabi Gonçalves defende participação feminina na política durante MBA Eleições 360°
Casal efetua manutenção programada em sistemas que atendem Pilar e Messias
Sistema Socioeducativo de Alagoas recebe 2º ciclo de audiências concentradas de 2026
Inmet emite dois alertas de chuvas para 92 municípios de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
