Mais de 60% dos rodoviários do transporte público já foram vacinados contra a Covid-19
Imunização ampla da categoria reduz os riscos de infecção no transporte público.
Uma das categorias que mais se expôs durante a pandemia de Covid-19, os rodoviários de Maceió estão sendo contemplados com a primeira dose da vacina contra o coronavírus. Desde o dia 17 de maio, motoristas e cobradores do transporte coletivo de passageiros estão sendo vacinados na capital alagoana, o que, somado às medidas de segurança tomadas pelas empresas, reduz ainda mais os riscos nos ônibus.
Até a manhã desta sexta (28), de acordo com o “Vacinômetro” do portal Vacina Maceió, que registra o avanço da imunização no município, 1.654 rodoviários já tomaram ao menos a primeira injeção de uma das vacinas que estão sendo administradas na capital alagoana. O número representa 66% do universo de 2500 profissionais da categoria. E ainda que a eficácia total dos imunizantes só seja obtida após a segunda dose, é sabido que há um alto nível de proteção já após a primeira.
“A vacinação dos rodoviários é uma notícia animadora não só para a categoria, mas para toda a população. Somente com as vacinas iniciamos de fato a proteger todos os que utilizam o sistema de transporte coletivo e contribuímos para reduzir o número de leitos ocupados nos hospitais”, afirma Guilherme Borges, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb).
Ele ressalta que esta é mais uma etapa na luta que o sistema de transporte público tem travado contra a imagem de que o ônibus é um “vilão” durante a pandemia. “Desde o início, os motoristas e os cobradores têm tomado todos os cuidados necessários. As empresas mantêm as precauções diárias de segurança, como a sanitização e a higienização dos ônibus e a distribuição de máscaras e álcool em gel para todos os seus funcionários”, explica Borges.
Da mesma forma, é necessário lembrar que outra medida de fundamental importância está nas mãos dos passageiros: a proteção pessoal. Como pode ser visto em cartazes e adesivos veiculados nos próprios ônibus, é imprescindível que todos que utilizam o transporte público usem máscaras e façam sua própria sanitização, com o álcool 70% em gel ou spray.
“Também é importante que os passageiros priorizem o uso do Cartão Bem Legal sempre que possível, já que ele reduz a zero o contato físico com cédulas e moedas, potenciais vetores de transmissão”, complementa o presidente do Sinturb. Aliadas à vacina, estas medidas simples contribuem muito para uma cidade mais segura contra o coronavírus, dentro e fora dos ônibus.
Veja também
Últimas notícias
EUA e Irã negociam na Suíça em meio ao impasse com Israel no Líbano
Petrúcio Amorim desabafa sobre tentativa de retirá-lo da programação de evento durante show
Morre Robson Barros, ex-paquito da Xuxa, aos 57 anos
Motorista perde o controle e carro derruba telhado de casa em Arapiraca
Idoso fica ferido na cabeça após cair em cisterna desativada de São Sebastião
Acidente de moto deixa vítima fatal em Lagoa da Canoa
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
