Viral

Alpinistas estão há 3 dias presos em montanha: 'Esperando por um milagre'

Holecek está relatando sua sobrevivência com Groh por meio de um telefone por satélite

Por UOL 29/05/2021 09h09
Alpinistas estão há 3 dias presos em montanha: 'Esperando por um milagre'
Holecek está relatando sua sobrevivência com Groh por meio de um telefone por satélite - Foto: Divulgação

Os alpinistas tchecos Marek Holecek e Radoslav Groh estão há três dias presos a cerca de 7 mil metros de altitude na montanha Baruntse, no Nepal. Eles não conseguem sair devido a uma tempestade brutal tomou conta da região. Ela seria um reflexo do ciclone Yaas, que varre a Índia.

Holecek está relatando sua sobrevivência com Groh por meio de um telefone por satélite, cuja bateria já está prestes a acabar. Segundo o El País, o alpinista campeão está mantendo o aparelho aquecido no bolso colado ao peito e costuma ligá-lo a noite.

Ele é um dos melhores da década, duas vezes ganhador do reconhecido prêmio anual de montanhismo Piolet d'Or, por suas escaladas em Chamlang, no Nepal (2019) e no Gasherbrum I, no Himalaia (2017).

As mensagens de Holecek relatando a situação são replicadas por sua equipe nas redes sociais. Seu texto mais recente no Instagram diz:

"Estamos presos pelo clima (...) A neve está caindo, soprando e nada pode ser visto (...) Deve nevar até sábado. Eu vou enviar mensagens atuais enquanto a bateria [do telefone] durar", escreveu.