Saúde

Universidade identifica 68 bebês nascidos com anticorpos contra Covid-19

Pesquisa utiliza teste do pezinho e testagem das mães para identificar a infecção

Por Istoé 31/05/2021 18h06
Universidade identifica 68 bebês nascidos com anticorpos contra Covid-19
bebês - Foto: Reprodução/Web

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) identificou 68 bebês nascidos com anticorpos contra a Covid-19 por meio de um estudo desenvolvido pela Faculdade de Medicina da instituição. Os resultados preliminares divulgados neste mês de maio são o desenlace dos mais de 500 testes realizados com recém-nascidos e suas mães.

A pesquisa utiliza como método o teste do pezinho e a testagem das mães, feita a partir da parceria com o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da UFMG (Nupad). "Todos os testes foram realizados no Nupad. Além disso, ele é o laboratório responsável pela realização do teste do pezinho de todo o estado de Minas Gerais", afirmou Claudia Lindgren, professora da Faculdade de Medicina da UFMG.

Claudia Lindgren afirmou, ainda, que os próximos passos da pesquisa se darão no acompanhamento dos bebês durante dois anos. "Nossa principal preocupação no momento é o desenvolvimento neuropsicomotor, por conta da exposição ao vírus durante o período de desenvolvimento cerebral do feto", afirmou. Dessa forma, o grupo de pesquisa realizará o acompanhamento tanto dos bebês soropositivos quanto dos soronegativos, numa tentativa de comparar as ocorrências nos dois grupos.

Além do projeto que identificou os anticorpos nos bebês, a UFMG desenvolve diversos projetos na área da saúde, que envolvem a Covid-19. "Nós temos, por exemplo, vários projetos sobre vacinas que têm sido produzidas em colaboração internacional, e nossos pesquisadores contribuíram para comprovar a eficácia", afirma a coordenadora do Comitê de Enfrentamento do Novo Coronavírus da UFMG, Cristina Alvim.