Universidade identifica 68 bebês nascidos com anticorpos contra Covid-19
Pesquisa utiliza teste do pezinho e testagem das mães para identificar a infecção

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) identificou 68 bebês nascidos com anticorpos contra a Covid-19 por meio de um estudo desenvolvido pela Faculdade de Medicina da instituição. Os resultados preliminares divulgados neste mês de maio são o desenlace dos mais de 500 testes realizados com recém-nascidos e suas mães.
A pesquisa utiliza como método o teste do pezinho e a testagem das mães, feita a partir da parceria com o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da UFMG (Nupad). "Todos os testes foram realizados no Nupad. Além disso, ele é o laboratório responsável pela realização do teste do pezinho de todo o estado de Minas Gerais", afirmou Claudia Lindgren, professora da Faculdade de Medicina da UFMG.
Claudia Lindgren afirmou, ainda, que os próximos passos da pesquisa se darão no acompanhamento dos bebês durante dois anos. "Nossa principal preocupação no momento é o desenvolvimento neuropsicomotor, por conta da exposição ao vírus durante o período de desenvolvimento cerebral do feto", afirmou. Dessa forma, o grupo de pesquisa realizará o acompanhamento tanto dos bebês soropositivos quanto dos soronegativos, numa tentativa de comparar as ocorrências nos dois grupos.
Além do projeto que identificou os anticorpos nos bebês, a UFMG desenvolve diversos projetos na área da saúde, que envolvem a Covid-19. "Nós temos, por exemplo, vários projetos sobre vacinas que têm sido produzidas em colaboração internacional, e nossos pesquisadores contribuíram para comprovar a eficácia", afirma a coordenadora do Comitê de Enfrentamento do Novo Coronavírus da UFMG, Cristina Alvim.
Últimas notícias

Hemoal promove coleta externa de sangue em Coruripe nesta quinta-feira (24)

Maragogi dá início às comemorações pelos 150 anos com inaugurações na zona rural

Criança de 11 anos é socorrida após ser atropelada em Santana do Ipanema

Leonardo Dias ressalta legado de Papa Francisco "inspiração para as autoridades eleitas"

Homem de 27 anos é vítima de agressão em via pública de Santana do Ipanema

Corpo da jovem Micaela é localizado na tarde desta quarta (23) em São Miguel dos Campos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
