Política

Arthur Lira quer unir Davi Filho e Jó Pereira em chapa para disputar governo de AL

Chapa seria efetivada caso Marcelo Victor não deseje ser o “governador-tampão” com a desincompatibilização de Renan Filho

Por Berg Morais 01/06/2021 17h05 - Atualizado em 01/06/2021 17h05
Arthur Lira quer unir Davi Filho e Jó Pereira em chapa para disputar governo de AL
Davi Filho e Jó Pereira poderão formar chapa para disputar governo - Foto: Reprodução/Instagram

O presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (Progressistas), tem trabalhado na articulação de uma chapa que possa atender aos interesses de diversas vertentes políticas do Estado. Os deputados estaduais Davi Davino Filho e Jó Pereira são as opções para disputar os cargos de governador e vice, respectivamente.

Para consolidar os nomes, Lira aguarda apenas o presidente da Assembleia Legislativa Estadual (ALE), Marcelo Victor (Solidariedade), decidir se será o “governador-tampão” ou se vai disputar a reeleição ao cargo de deputado estadual.

Marcelo Victor tem o apoio incondicional da ALE para a eleição indireta para escolher o próximo governador com a possível desincompatibilização de Renan Filho (MDB) do comando do Poder Executivo estadual. Por óbvio e no exercício do mandato, ele disputaria a reeleição. No entanto, nos bastidores, a informação é que ele pretende não correr o risco e garantiria mais quatro anos na Casa de Tavares Bastos.

Com a desistência do presidente da ALE, Davi Filho assume a condição de prioridade do grupo encabeçado por Lira e Victor na disputa pelo governo de Alagoas. Ele teve um bom desempenho nas urnas enquanto candidato à prefeitura de Maceió, em 2020, e passaria, segundo seus aliados, a imagem de uma “nova política”. Nas pesquisas, o jovem parlamentar tem pontuado bem.

Já a deputada Jó Pereira agregaria o poder político e financeiro da família, além de conquistar o voto dos formadores de opinião do estado por conta dos posicionamentos que tem feito na ALE. Ela pode chegar a assumir a cabeça de chapa, caso a família Davino decida lançar Davi Filho à Câmara Federal.

Com Davi Filho “dominando” grande parte do eleitorado da região metropolitana de Maceió, e Jó Pereira no interior (a família possui o comando de cinco prefeituras), a chapa é avaliada por diversos grupos políticos como “imbatível”.