Jó Pereira apela novamente por prioridade para usuários de ônibus na vacinaçãao
Durante sessão nesta quarta-feira (02)
Na sessão desta quarta-feira (2), na Assembleia Legislativa, a deputada Jó Pereira (MDB) voltou a apelar para que o governador Renan Filho atenda a indicação, de autoria dela, para priorizar os usuários do Transporte Público Coletivo (TPC) na vacinação contra a Covid-19. A parlamentar falou sobre o assunto em aparte ao pronunciamento do deputado Davi Maia (DEM), que questionou dados acerca da imunização em Alagoas.
“Ao invés de avançarmos em idade, precisamos priorizar o trabalhador de todo o estado que usa diariamente o transporte público, aglomerando por uma questão de necessidade. Reforço esse apelo ao governador e ao secretário de Saúde”, disse Jó, lembrando que a indicação também foi entregue pessoalmente por ela a Renan Filho.
A parlamentar sugeriu ainda a criação de um ponto móvel de vacinação nos pontos de ônibus e cobrou mais transparência, por parte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), sobre a distribuição de vacinas aos municípios. Segundo ela, embora tenha encaminhado relatórios para a Comissão de Saúde da Casa, a Sesau não respondeu a nenhum dos questionamentos feitos por integrantes do colegiado, do qual é membro titular.
Outra sugestão da deputada, para que a Comissão visite a cidade de Murici, foi dada depois de Davi Maia pontuar que lá já estão sendo vacinadas pessoas com 45 anos. “Precisamos visitar Murici para replicar, nos demais municípios, a estratégia de vacinação adotada”.
Velho Chico
Em outro aparte, desta vez ao discurso no qual o deputado Inácio Loiola (PDT) falou sobre o aniversário de emancipação política de Piranhas e sobre a importância da preservação do Rio São Francisco, Jó lembrou que amanhã (3 de junho) é comemorado o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico e disse que vê com “muita tristeza a descontinuidade de projetos de políticas públicas de preservação ambiental na região”.
“Alguns projetos foram descontinuados ou se arrastam, como a própria transposição do Rio São Francisco, as políticas de preservação, as malhas ferroviárias deixadas de lado, que trariam desenvolvimento para Alagoas e para o Brasil. A falta de continuidade precisa ser alertada, porque o Velho Chico vem sofrendo com isso ou pelo prolongamento de obras estruturantes que ajudariam muito a preservação do rio e o desenvolvimento econômico de todo o nosso semiárido”, prosseguiu.
Frisando a necessidade de, mais do que nunca, priorizar a continuidade de políticas públicas e o planejamento de ações a curto, médio e longo prazos na região, a parlamentar parabenizou o pronunciamento de Loiola sobre o tema.